domingo, 24 de fevereiro de 2019

Bolas de Berlim com Creme Pasteleiro (receita de Mestre Silva)


Bolas de Berlim
(Mestre Silva) 

Massa: 
0,5 kg de farinha e mais alguma para polvilhar; 30 g. de fermento de padeiro; sal q.b.; 125 g. de margarina; 150 g. de açúcar; raspa do vidrado de limão ou laranja; 3 ovos; 1/2 dl. de leite levemente aquecido; óleo q.b. para fritar as bolas; canela e açúcar misturados, na proporção de 5 colheres (sopa) de açúcar para 1 de canela moída.

O processo de amassar é idêntico ao do bolo rei e do folar: deite a farinha sobre a mesa, abra-lhe uma cavidade ao centro, deite aí o fermento de padeiro e o leite e amasse-os com um pouco de farinha que os rodeia; faça uma bolinha, dê-lhe dois golpes superficiais em cruz e deixe crescer.

Depois de o fermento ter crescido, retire do meio da farinha e amasse aí o açúcar com a margarina e a raspa do limão ou laranja, muito bem amassados; junte-lhe depois o fermento, o sal e os ovos, um a um, e continue a amassar e a bater a massa até que, polvilhando com a ajuda de mais um pouco de farinha, ela se descole da mesa. Forme uma bola e deixe levedar até crescer praticamente para o dobro. Corte pequenas porções com o peso de 50 g. cada e coloque-as, intervaladas, num tabuleiro ou sobre a mesa polvilhada com farinha. Deixe levedar bem e crescer novamente.

Depois de terem crescido bastante, frite-as em óleo pouco quente, lentamente, virando-as de vez em quando para fritarem por igual; trate a massa com muito cuidado para não a deformar.

Depois de fritas, retire-as, escorre-as e polvilhe-as muito bem com a mistura de açúcar e canela.

Depois de polvilhadas, com uma tesoura limpa, faça-lhes uma abertura, na qual, com a ajuda de uma colher, introduz porções de creme pasteleiro frio.

Creme Pasteleiro

75 gr. de açúcar
30 gr. de farinha de trigo (1 colher de sopa bem cheia)
1 ovo inteiro + 1 gema
2,5 dl. de leite
1 casquinha de limão
1 pauzinho de canela

Ferva o leite com a casco do limão e o pauzinho de canela; misture muito bem o açúcar com a farinha, junte os ovos, mexa bem e adicione depois o leite fervido, passado pelo passador, devagarinho e mexendo sempre. Leve ao lume e mexa bem com a colher de pau, sem parar, até ferver, raspando bem no fundo para não pegar. Logo que ferva retire do lume e despeje num recipiente.

Existe outra receita de Bolas de Berlim AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário

As mais visitadas são: