domingo, 2 de setembro de 2018

Parrameiros: Bolos de Casamento. Receita de Beatriz Luísa Rosa

Receitas de Vida... Sentimentos com sabor.
Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Lisboa: 2013, p. 94


Parrameiros:
bolos de casamento

Farinha de trigo do moleiro
Água
Sal
1 ovo
Erva-doce
Fermento (a massa de pão ficava de uma semana para a outra. No dia anterior juntava-se água e farinha)

Num alguidar de barro, pôr a farinha e fazer um buraco ao meio, onde se põe água tépida, o fermento, o sal, ovos e a erva-doce.
Amassar a massa muito bem, como se fosse pão, e depois polvilhar com farinha.
Sobre a massa dizia-se: Deus te ponha virtude, cá por mim fiz o que pude. Deus te acrescente para a boca de muita gente.
A massa fica a repousar e a crescer 2 horas.
Em seguida, tirar pequenas porções de massa para cima de uma mesa enfarinhada e fazer um rolo que se tende em forma de ferradura.
Levar a cozer em forno de lenha quente.
Nessa altura, depois dos bolos cozidos, fazia-se uma boneca de pano (trouxa de pano) para passar os bolos com gema de ovo batido de forma a ficarem brilhantes.
A receita era simples, como tudo era simples!
Esta receita foi transmitida pela Sra. Dona Beatriz Luísa Rosa (que devia ser da zona de Mafra, calculo, pois de lá são característicos os Parrameiros). Querem saber mais? Ora vejam em baixo...


"A minha avó Luísa era boleira e vendia os seus bolos de porta em porta aos domingos, nas festas da zona, assim como pevides e tremoços.
Assim que cresci, lá ia eu com a minha mãe vender os bolos. Mais tarde, já moça, passei a ir sozinha, com a minha cesta de vime e o pano bordado a tapar os deliciosos bolos.
De regresso a casa, lá vinha contente quando vendia todos os bolos, com os meus escudos, que entregava à minha mãe. Ficava com algum dinheiro para começar a fazer o enxoval ou para comprar um avental ou uma saia.
Os bolos eram feitos ao serão, depois de se ter cozido a fornada de pão (que era cozido para toda a família e para toda a semana).
Estes bolos, também chamados de bolos de casamento, ofereciam-se aos convidados e vizinhos, juntamente com um prato de arroz doce.
E assim, a minha mãe me ensinou a fazer os mais antigos bolos da zona saloia."

Beatriz Luísa Rosa - Residente na Obra Social do Pousal.

Sem comentários:

Enviar um comentário

As mais visitadas são: