sábado, 23 de junho de 2018

Uma pequena história sobre a origem do blog As Receitas da Avó Helena e da Avó Eduarda na semana que ultrapassou 1 Milhão de Visitantes.

Este blog iniciou-se a 17 de Março de 2012 e levou o nome, primeiramente, da extraordinária Avó Helena, exímia cozinheira (como em tudo), e que nos legou uma série de livros de receitas manuscritas por ela. Como a família é grande, resolvemos começar, aos poucos, a publicar e a divulgar as receitas mais "famosas" e que mais saudades nos deixavam para que, facilmente e a qualquer hora, qualquer um de nós lhes pudesse ter acesso. Eis se não quando o feedback de amigos e de desconhecidos começou a ser muito positivo e simpático, estimulando-nos a continuar e a mantermos o blog em actividade. 

Assim, e com o apoio de familiares e amigos, fomos inserindo alguns "making-off" de receitas que íamos experimentando, as criticas e comentários que iam surgindo no e-mail vindo das mais variadas zonas do planeta, assim como fomos publicando artigos ou histórias ligados com culinária, cozinha e a sua história. Fomos digitalizando algumas obras, partilhando outras que íamos encontrando por aí em jornais, revistas, bibliotecas e arquivos (graças a Deus que há a pancada forte de ler jornais antigos e andar sempre à coca pela Hemeroteca Municipal Digital, Biblioteca Nacional Digital e muitos outros repositórios).

Com a morte da Avó Eduarda, não tão exímia cozinheira (ficou célebre o gabado prato de frango que, afinal, era de bacalhau) mas com igual amor e gosto de reunir a família à volta de uma mesa, herdámos, para além de muitas receitas também manuscritas, aquele que consideramos o melhor livro de receitas para uso quotidiano: O Tratado Completo de Cozinha e de Copa, de Carlos Bento da Maia. Este livro tornou-se o primeiro de mais de cem que entretanto fomos adquirindo e coleccionando, formando assim uma biblioteca As Receitas da Avó Helena e da Avó Eduarda, que conta já com cerca de 120 volumes. Foi então assim que o blog - embora não tivéssemos conseguido alterar a morada do mesmo - passou a ter a designação de: As Receitas da Avó Helena e da Avó Eduarda.
Seis anos depois, o blog continua com vitalidade, com novas valências e público. Sempre muito público. Querem ver?

Pois é... 900 entradas depois - esta será a 901 - já ultrapassámos o MILHÃO DE VISITANTES. Nunca sonharia tão número redondo... Ficámos, estamos, muito felizes, pois é na partilha, de nós para vós ou de vós para nós, que vamos construindo conhecimento, partilhando vivências. Partilhar e receber histórias, partilhar e receber saberes, partilhar e receber curiosidades, partilhar e receber informações. Neste momento sabemos que partilhámos e recebemos UM MILHÃO de afectos.

Queremos assim agradecer a todos os que, tenha sido apenas com uma visita ou centenas delas, nos têm dado alento e alegria para continuarmos para outros milhões.

Bem-hajam... cá continuaremos com esta nossa casa aberta para todos vós.

Eu com a Avó Helena na sua casa da Frei Tomé de Jesus.
Eu com a Avó Eduarda e a primeira dos 7 bisnetos, a Leonor, na Gulbenkian.
O que não são receitas e que recomendamos a visita:

- Bem Viver Boa Mesa, de Fernanda de Castro
- História (separador)
- Cafés de Lisboa, por Tinop

Para outras curiosidades, consulte a lista na parte lateral do blog.

Sem comentários:

Enviar um comentário

As mais visitadas são: