quinta-feira, 7 de junho de 2018

Aquisições da Feira do Livro de Lisboa 2018 e uma Oferta

 Aquisições Feira do Livro de Lisboa 2018:


Coisas Boas - Receitas Culinárias, Associação das obras  assistenciais das Conferências Femininas de S. Vicente de Paulo, Lisboa, Edição Livros do Brasil, Sem Data.
Trata-se de um extraordinário livro, extenso, completo, com receitas de Sopas, Acompanhamentos, Ovos, Salgados, Peixes, Carnes, Molhos, Sobremesas, Bolos, Biscoitos e Bolinhos, Massas, Cozinha e Doçaria Portuguesa e receitas estrangeiras (Moçambique, China, Alemanha, Itália, África do Sul, França, Espanha, Grécia, Japão, Bélgica, Suíça, Rússia, Holanda, Goa, Áustria e América).


Real Confeiteiro Português e Brasileiro, Sophia de Souza, Lisboa, Livraria Clássica de A. M. Teixeira, 1904 (Edição facsimilada de Arquimedes Livros). Um excelente livro que compila os principais doces de Portugal e Brasil, à época. Índice por ordem alfabética.


Mesa Real Dinastia de Bragança, Ana Marques Pereira, Lisboa, Edições Inapa, 2007 (2ª ed.). Uma obra-prima historiográfica que nos transporta para o delicado e complexo mundo da cozinha e da mesa Real. É uma obra fascinante e profusamente ilustrada... sem receitas.


Comer Como Uma Rainha - O receituário real do séc. XVI ao séc. XX, Guida Cândido, Lisboa, Publicações D. Quixote, 2018. Depois do enorme sucesso do galardoado Cinco Séculos à Mesa, Guida Cândido torna a deslumbrar com um livro que é ao mesmo tempo um livro de História e um livro de Receitas, redigido para o grande público, sendo certo que todas as receitas foram experimentadas - logo, resultam - e partilhadas de modo a que todos possam realizá-las. As fotografias são maravilhosas. É um livro obrigatório.

E a oferta:

À Mesa do Príncipe - Jantar e Cear na Corte de Lisboa (1500 - 1700): prata, madrepérola, cristal de rocha e porcelana, Hugo Miguel Crespo, Lisboa, AR/PAB, 2018.
Com a chancela do Antiquário Álvaro Roquete e Pedro Aguiar-Branco, temos uma obra absolutamente extraordinária de Hugo Miguel Crespo, com textos de Annemaria Jordan Gschwend - Rainha d'Aquém e d'Além-Mar. Jantar e Cear à Mesa de D. Catarina de Áustria na Corte de Lisboa -, Sasha Assis Lima - Sobre o Vinho em Portugal (1500-1700) - e Letizia Arbeteta Mira - Dois Vasos de Cristal de Rocha Para a Mesa Principesca. Abrir este livro é entrar num mundo encantado, num museu secreto, numa viagem pelo requinte e pelo luxo. Dos mais belos livros da minha colecção.

Sem comentários:

Enviar um comentário

As mais visitadas são: