segunda-feira, 9 de abril de 2018

Duas receitas de família no livro Doçuras de Isabel Silvestre: Bolo de Noz e Fitas de Carpinteiro


Estas férias da Páscoa tive conhecimento, através dos meus primos de Vouzela, que há uns anos a singular cantora de Manhouce, Isabel Silvestre, havia lançado um livro de receitas de doces muito peculiar, tratando-se de uma recolha realizada entre diversas famílias e gentes da região de Lafões que, de forma generosa e apontando o futuro, disponibilizaram para todos as receitas tradicionais da sua região ou da sua história.
Ora, entre essas receitas, estão duas da casa de meus Bisavós - Maria das Dores e João - que foi berço de um extraordinário conjunto de irmãos, onde se incluía o nome da minha Avó Eduarda, um dos pilares deste blog.
Infelizmente, este livro teve uma tiragem muito curta... se alguém, algum dia, o vir à venda POR FAVOR contacte-me.
Muito obrigado e espero que gostem.

Casa de Passos

Bolo de Noz

250 gr. de açúcar
250 gr. de nozes raladas
7 ovos

Bate-se o açúcar com as gemas, juntam-se as nozes e as claras batidas em castelo. Vai ao forno em tabuleiro forrado de papel e bem untado.

Recheio 1:
1/2 (meio) litro de leite, 150 gr. de açúcar, 2 colheres de sopa da farinha maizena, 175 gr. de manteiga. Com o leite, açúcar e maizena, faz-se um creme e deixa-se arrefecer completamente. Bate-se a manteiga e vai-se juntando o creme às colheres, batendo sempre.

Recheio 2:
Se preferir, pode rechear o bolo com ovos moles.

Receita da Quinta da Passos de Carvalhais

 

Fitas de Carpinteiro

100 gr. de açúcar, 100 gr. de farinha, 100 gr. de manteiga e 3 claras sem se baterem. Junta-se tudo e, depois de bem ligado, com uma colher de sopa, deitam-se fitinhas de massa, estreita, num tabuleiro untado de manteiga e vão ao forno. Logo que estejam louras, muito rapidamente, enrolam-se, fingindo fitas de carpinteiro.

Receita da Quinta de Passos de Carvalhais.


Eis a receita das Fitas de Carpinteiro pelo punho da minha Avó Eduarda, pertencente à família da Casa de Passos. A receita já havia sido publicado AQUI.