sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Folar de Vouzela

Carta Gastronómica da Região de Lafões. 2016. pág. 153 - Fotografia Homem Cardoso

Folar de Vouzela

1 kg. de farinha, 200 grs. de açúcar, 60 grs. de fermento de padeiro, 8 ovos e manteiga.

Coloca-se a farinha em cima de uma mesa e abre-se um buraco no meio, onde se juntam a manteiga, o açúcar e os ovos inteiros e, ainda, o fermento, que se ligam à massa, mas sem que esta fique muito dura. Fica a levedar duas horas.
Depois de a massa ter repousado, estendem-se os folares com o peso que se desejar (0,5 kg. ou 1 kg.). No meio da massa espalham-se montinhos de açúcar e manteiga, enrola-se e faz-se uma ferradura.
Descansa novamente uma hora e vai ao forno.

4 comentários:

  1. Desculpe tentei fazer a receita do folar de Vouzela mas não tem a quantidade de manteiga que é precisa para a massa.Agradecia que me disse se ou escreve se a quantidade certa da manteiga que é preciso para a receita que tem escrita.Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A própria receita não tem, como pode ver na imagem. Tem de ser "a olho". Também reparei nisso quando a transcrevi.

      Eliminar
  2. Este folar é delicioso. Obrigado pela publicação.

    ResponderEliminar
  3. Olá. Estando na época da Páscoa e depois de ter tirado os meus folares de ( Vouzela) do forno . Vim dar uma olhada para ver o que havia sobre o assunto. E foi assim que aqui vim parar.
    Quanto á quantidade de manteiga, eu na minha receita ponho 200g.na massa e mais umas 50g. Quando dou forma aos bolos ( ficam muito fofos!) Mas também eu faço uma pré fermentação ( com uma pequena parte da farinha e muito menos fermento do que é indicado! Sempre um sucesso!

    ResponderEliminar

As mais visitadas são: