quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Alcomonias

Jornal Vida Alentejana, nº 24, 26 de Fevereiro de 1935


Alcomonias

Põe-se num tacho uma porção de mel. Logo que ferva, deita-se uma pequena porção de pinhões torrados e limpos de peles. Deita-se, depois, farinha de rolão suficiente e deixa-se cozer até se poder estender com o rolo. Feito isto, corta-se esta pasta em pequenos losangos que vão ao forno em latas untadas.

Dicionário:
Do Comer e do Falar... Tudo Vai do Começar, de Ana Marques Pereira e Maria da Graça Pericão

Rolão: Farinha grosseira, a parte mais grossa da farinha de trigo que se separa do trigo moído por meio de peneira e com a qual se faz o pão. Ralão.
Alcomonia: ver Alcamonia
Alcamonia: (do ár. Al-kammuniâ, de cominho) - Doce de origem árabe, em forma de losango, que antigamente era feito com mel, cominho, gergelim e linhaça; presentemente é feito com farinha de trigo torrada, mel e pinhões e já não leva os cominhos que lhe deram o nome; é um doce típico das freguesias de Santo André e Santa Cruz, no Alentejo Litoral. Bluteau descreve-o como sendo um doce do Minho feito com mel e farinha, o que poderia indicar que era feito também noutras partes do país. No Brasil, ainda no século XIX, era um doce feito de farinha de mandioca e melaço. Alcomonia.

Dicionário Prático da Cozinha Portuguesa, de Virgílio Gomes

Alcomonias: Doce do Alentejo, tipo bolacha, em losangos, à base de mel e pinhões torrados.
Farinha de Rolão: Farinha grosseira de trigo ou farinha com a parte mais espessa do trigo.

1 comentário:

As mais visitadas são: