quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Dicionário Prático da Cozinha Portuguesa - Virgílio Nogueiro Gomes



Deixo aqui uma sugestão... não é sugestão de leitura mas sugestão de consulta. O Dicionário Prático de Cozinha Portuguesa, do historiador Virgílio Nogueiro Gomes, é um daqueles livros indispensáveis para profissionais, amadores, conhecedores ou curiosos da "arte da cozinha" portuguesa.

Escrito de uma forma concisa, precisa e simples, ao longo das suas quase 400 páginas vamos desfolhando, alfabeticamente, tudo aquilo que - directa ou indirectamente - diz respeito à cozinha e, muito especialmente, à cozinha portuguesa.

Mas ATENÇÃO: este não é um livro de receitas... um dicionário não diz como se faz mas descreve o que é e o processo para se chegar ao produto final. Ou seja, há entradas do livro que descrevem como os pratos x ou y são realizados, os ingredientes e o método de confecção mas não indica as porções, quantidades ou pesagens. 

Foi um trabalho hercúleo mas, como qualquer outro dicionário, sempre incompleto e em actualização. Não é de estranhar, por isso, o pedido do autor para que o ajudem a completar, aumentar e rever o dicionário para futuras edições (o email é: virgiliosngomes@gmail.com). Isto é válido, sobretudo, para os produtos e doces regionais. Não tem, por exemplo, uma entrada para os meus mais que tudo Pastéis de Vouzela. Não é de estranhar e ninguém leva a mal... este é. sem sombra de dúvida, um enorme trabalho de Virgílio Gomes e que merece estar em local de destaque em todas as cozinhas portuguesas.

Os meus mais sinceros parabéns ao autor e à editora Marcador por esta edição.

Sem comentários:

Enviar um comentário

As mais visitadas são: