sexta-feira, 13 de novembro de 2015

O Livro de Cozinha de Apício - Um Breviário do Gosto Imperial


Teve ontem lugar, no Palácio Nacional da Ajuda, e perante uma vasta audiência, o lançamento de O Livro de Cozinha de Apício - Um Breviário do Gosto Imperial, da Professora Doutora Inês de Ornellas e Castro, numa edição Relógio d'Água.

Com este livro somos convidados a sentar à mesa com os Romanos do séc. I d. C. e experimentar as sofisticadas e surpreendentes iguarias do tempo dos imperadores Augusto e Tibério.
Apício - Marcus Gavius Apicius - é apontado como o possível escritor do livro de culinária De re coquinaria, razão de ser deste estudo, tradução, comentários e adaptação de algumas receitas para a "actualidade", por Inês de Ornellas e Castro.

Ilustrado com belíssimas fotografias de Guida da Silva Cândido, que registou os pratos romanos confeccionados pelo Chefe José Luís Lavrador, o livro é um deleite que nos desperta todos os sentidos.

Uma obra a ter, ler e reler.

Como exemplo de uma das receitas "transpostas" para a actualidade e que podem ser confeccionadas, deixo-vos com esta apetitosa Tigelada de Ovos:


Tigelada de Ovos

5 ovos
0,5 l. de leite
1 chávena de requeijão
pimenta q.b.
1 chávena de mel

Bata os ovos inteiros com o leite, junte o requeijão e, por fim, o mel. Deite para um tabuleiro de barro e leve a cozer em forno médio.

Sem comentários:

Enviar um comentário

As mais visitadas são: