quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Sobremesa Rápida - Fotoreportagem


 250 gr. de açúcar

 6 bananas às rodelas finas

 6 gemas

 Sumo de 3 ou 4 laranjas

 Faz-se uma Calda em Ponto de Pasta e, 
quando pronta, colocam-se as bananas

 Depois as gemas

 E, por fim, o sumo de laranja,
mexendo sempre

E fica um creme com este (semi) aspecto

Há poucos dias coloquei uma receita intitulada de Sobremesa Rápida, pertencente à minha Avó Eduarda. Eu, confesso, desconfiei imenso da receita. A conjugação bananas e sumo de laranja soa-me, no mínimo, mortifera. Mas qual não é o meu espanto quando, ao comentar a dita receita com a minha Mãe, ela ter dito que era uma óptima sobremesa e que gostava imenso e que há anos não comia nenhuma. Bem dito, bem feito. Arregacei as mangas e resolvi experimentar fazê-la... meia receita, não fosse a coisa resultar. Não sei se ficou bom, pois ainda está a arrefecer para depois provarmos. Tenho algumas duvidas porque as bananas de hoje são bem maiores do que as bananas de outrora, assim como as próprias laranjas que, apenas com uma, quase que enchemos um copo. De qualquer forma fiz mesmo meia receita. A Mãe dirá de sua justiça e eu depois transmitirei.

Para a Calda em Ponto de Pasta, utilizei as orientações do site da RAR Açúcar, que diz:

1. Ponto de Pasta ou Calda Fraca

190 ml de água / 250g de açúcar
Levar o açúcar ao lume juntamente com a água e deixar ferver durante 1 minuto. Introduzir uma colher de pau na solução fervente e retirar de seguida. Deixar escorrer para o tacho e se a calda correr como se fosse água, o açúcar ainda não tem ponto. Logo que comece a aderir à colher uma pequena camada de açúcar, está em ponto de pasta. (Temperatura 101º C).

Entretanto se algum corajoso quiser experimentar e compartilhar connosco a aventura da Sobremesa Rápida, cá estarei para os "ouvir".

Veja a receita aqui.


Sem comentários:

Enviar um comentário

As mais visitadas são: