sábado, 23 de fevereiro de 2013

CEM MIL VISITANTES


Algures esta madrugada passou-se a barreira dos CEM MIL visitantes. Não posso deixar de agradecer a maravilha deste número redondo a todos quanto ao longo destes meses têm visitado, experimentado, comentado e partilhado este blog e as suas receitas. Um bem-haja e que venham mais CEM MIL.
 
Muito obrigado.
 
Beijos e Abraços
 
Daniel Ferreira

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Caladinhos - Foto-Reportagem


Hoje foi o dia de experimentar os Caladinhos. De imediato veio à minha memória os chás durante as férias em Santa Cruz da Trapa, na casa da Avó ou das Tias, onde estes - normalmente comprados depois da Missa de Domingo aos feirantes que no adro se juntavam, normalmente vindos de Vouzela e Aveiro - eram comidos e embebidos em chá. A capa durinha por fora contraste belissimamente com o interior fôfo. E o sabor leve da canela faz a maravilha.

Óptimos para oferecer e fáceis de fazer. Agora já não preciso dos feirantes...
 
Experimente e diga-me como foi a sua experiência. E se mandar uma fotografia a acompanhar, terei todo o gosto em publicar.
 
Veja a receita aqui.


quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Tarte de Laranja (outra receita)



Tarte de Laranja
 
Para a capa:
 
Bata 3 claras em castelo com 3 colheres de açúcar e 1 colher (de chá) de sumo de limão.
Coloque num pirex e leve ao forno a tostar e depois ponha de parte.
 
Recheio:
 
Bata 3 gemas com 3 colheres de açúcar e 1 colher (de sopa) de maizena. Junta 3/4 [três quartos] de chávena de sumo de laranja e leve ao lume a engrossar. Junte um pouco de sumo de limão. Quanto tiver esfriado, coloque cerca de metade deste creme sobre o suspiro. Por cima uma camada de chantilly e depois o creme restante. Sirva gelado e enfeitado com fatias de laranja.


terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Sobremesa Boa - Opinião dos Leitores


Mais um feedback recebido de uma leitora do blog. Desta vez foi a MPP que experimentou a Sobremesa Boa.
 
 
"Olá Daniel, aqui vai a história:
No último domingo pela manhã, a poucas horas de um almoço com convidados, estava eu desesperada, sem saber o que fazer para sobremesa, que me tinha comprometido a levar. Foi então que me lembrei do teu recente post da "Sobremesa Boa", cuja receita eu tinha lido. Puz então mãos à obra e fiz a receita. Quase no final, achei que ela estava um pouco pequena para o n.º de pessoas no almoço. Então, "inventei" e fiz uma alteração: bati as claras em castelo e juntei ao preparado anterior. Ficou com o mesmo sabor mas mais volumosa e mais leve. Ficou deliciosa, não sobreviveu ao almoço e roubou o protagonismo às sobremesas habituais. Um sucesso, que entretanto voltei a repetir e que também já converti para confeccção pela Bimby. Aqui fica a foto, com pena de não poder mandar uma tacinha para provares.
Bjs"

Fico muito feliz que tenha sido um sucesso e que a adaptação tenha corrido muito bem... fica a dica para quem quiser experimentar.

Muito obrigado MPP e espero mais experiências culinárias.

Um beijinho

Veja a receita aqui.


segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Biscoitos de Manteiga - Opinião dos Leitores


Mais uma visitante do Blog satisfeita. Desta vez, foram os Biscoitos de Manteiga que a VSF fez de três maneiras diferentes... creatividade é uma chave fundamental na cozinha.
 
"Olá..Gostei imenso da receita dos biscoitos....aqui vão algumas fotos :) as que estão mais amarelinhas pincelei com gema de ovo mas eu gosto mesmo sem o ovo....deu pra fazer das duas maneiras :) ou melhor tres rsrs é que adoro canela e fiz também bolinhas...e envolvi em canela :) ficaram uma delicia obrigada pela partiha :) bjokas"
 
Muito obrigado VSF e continuação de boas experimentações... fico à espera da próxima.
 
Veja a receita dos Biscoitos de Manteiga aqui.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Bolo de Maçã



Bolo de Maçã

Amassa-se 125 de manteiga com 250 de açúcar. Junta-se 3 gemas, 200 de farinha, 1 colher (de chá) de fermento e as claras em castelo. Deita-se metade desta massa numa fôrma, cobre-se com tirinhas de maçã, polvilha-se com açúcar e deita-se por cima o resto da massa.
Cobre-se com mais tirinhas de maçã polvilhadas de açúcar e leva-se ao forno.
 

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Delícia de Limão - Foto-Reportagem


Aqui está um dos doces históricos que a Avó costumava fazer: a Delícia de Limão.
Super fácil, super rápido e económico. O grande desafio foi tentar descobrir bolachas de manteiga. Uma coisa tão simples e não há. Há bolachas complicadissimas, de pepitas disto e daquilo, com sabor e recheio disto e daquilo, mas simples, de manteiga, é uma autêntica caça ao tesouro. Mas lá descobri.
De aspecto, digo-vos, está igual à da Avó... fiquei muito contente (e orgulhoso)... de sabor, temos de esperar pela sobremesa do jantar para perceber... se algo correr mal posso sempre culpar os limões @:o)

Experimentem. Façam. E digam-me de vossa justiça.

Veja a receita Aqui.

Beijinhos (Kisses)



Beijinhos

Leva-se a ponto de pasta 125 de açúcar.
Junta-se 125 de côco ralado e volta ao lume até se vêr o fundo do tacho. Deixa-se esfriar e junta-se 2 gemas. Fazem-se umas bolinhas que se deitam em fõrmas de papel e estas dentro de outras de lata, onde vão ao forno a tostar ligeiramente.


Kisses

Make the point of pulp with 125 of sugar.
Join 125 grated coconut and turn on the heat until you can actually see the bottom of the pan. Let it cool and joins two yolks. Makes up little balls that lie in paper forms, and these in other tin, and bake in the oven will slightly.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Delícia de Limão


Delícia de Limão

Esmigalhe 24 bolachas petit-beurre e junte-lhe 150 grs. de manteiga derretida. Ponha numa forma pirex que possa ir ao forno. Bata 4 gemas com 1/2 [meia] lata de leite condensado e o sumo de 3 limões.
Estenda este creme sobre as bolachas. Bata as claras em castelo firme com 6 colheres de açúcar e cubra o creme. Leva-se a alourar em forno quente.
  

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Charlotte Flórida


Charlotte Flórida

1 ananaz, 1 cálice de vinho da Madeira, pão de ló ou palitos la reinne e chantilly q.b.
Corta-se o ananaz em quartos pequenos e acomoda-se dentro duma taça com açúcar e o vinho e deixa-se em repouso para criar calda.
Ajeitam-se as fatias de pão de ló ou palitos no fundo e em volta duma fôrma de fivela e enche-se esta com camadas alternadas de bolo e ananaz e rega-se tudo com a calda criada, devendo ser a primeira e última camada de bolo.
Mete-se no frigorífico durante algumas horas. Desenforma-se e guarnece-se com chantilly.
    

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Bolo Mimoso (Algarve)


Bolo Mimoso (Algarve)

250 de miolo de amêndoa, moido, 250 de açúcar, 10 ovos sendo só 6 com clara, um pouco de doce de chila com alguma calda, 2 colheres (de sopa) de farinha.
Misturam-se os ovos com a amêndoa e o açúcar, depois a chila e a farinha, misturando tudo bem. Deita-se a massa em fôrma untada de manteiga e polvilhada de farinha e vai a forno regular. Depois de pronto polvilha-se de açúcar e canela.
 

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Sobremesa Boa - Opinião dos Leitores


E mais uma opinião expressa por uma leitora deste blog.

"Olá,
 
hoje estava decidida em lhe mandar o meu feedback em relação ao seu blog e nem de propósito que publicou duas mensagens tão semelhantes à minha!
 
Não sei como o encontrei, mas desde o primeiro minuto fiquei rendida, às receitas, ao carinho que demonstra e acima de tudo à sua avó!
 
Todos os dias venho espreitar na esperança de novidades e mais uma coincidência maravilhosa, no dia em que publicou a Sobremesa Boa eu andava às voltas para saber o que fazer a um bocado de pão que já estava demasiado duro para o meu gosto.
 
Junto o resultado da receita e ainda lhe acrescento mais, não é Boa mas sim DELICIOSA!
 
Muito obrigada pela sua partilha!
 
RC"
 
Obrigado eu e volte sempre.
 
Veja a receita da Sobremesa Boa!

Foto-Reportagem


Para um jantar de aniversário, aqui fica um Pudim de Ovos acabadinho de fazer. O aspecto (mais ao natural que na fotografia) é maravilhoso e cheira lindamente... vamos lá ver se os convivas são adeptos de Vinho do Porto.

Logo mais direi as reacções.

Veja a receita aqui.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Opinião dos Leitores

 
 
Ontem e hoje recebi duas mensagens que me deixaram muito feliz e que me fazem mesmo crer que este blog, mais do que uma homenagem, um passar de testemunho. Muito obrigado a todos quantos o visitam.
 
"Boa tarde...

Não me conhece , mas tive uma agradável surpresa quando no domingo procurava uma receita na internet e magicamente fui parar ao blog das receitas da avó Helena. A tentação foi maior e acabei por fazer a receita que vi, no próprio dia; apesar de ter conseguido ver depois mais umas quantas. Parabéns achei maravilhoso colocar fotografia da receita escrita à mão. A sua avó deve ser fantástica.

Maravilhada com o que descobri.
 
MJJ"
 
"Em primeiro lugar quero dar-lhe os parabéns pelo Blog magnífico. E depois, quero dizer que entrei aqui por acaso, mas não é por acaso que por aqui vou ficar. Sou apaixonada por receitas de culinária antigas, e algumas das que aqui estão são-me tão familiares... Obrigada por partilhar tamanhas relíquias.
L."
 
É ou não é para se ficar feliz?
 
Daniel Ferreira

Sonho Cor de Rosa


Sonho Cor de Rosa

4 claras batidas em neve com 4 colheres de açúcar. Junta-se 4 folhas de gelatina (branca e vermelha) dissolvidas numa chicara de água quente e junta-se 1 ou 2 cálices de vinho do Porto. Depois de bem batido, põe-se num pirex e vai ao frigorífico.
Faz-se um creme de maizena não muito grosso e deita-se por cima, depois de desenformado.
  

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Casadinhos de Maizena



Casadinhos de Maizena

200 gr. de margarina, 200 de açúcar, 3 gemas, 300 gr. de maizena, 200 de farinha, 1 colher (de chá) de fermento, casca de limão.
Bate-se a margarina com o açúcar, junta-se as gemas, 1 colher de cognac e depois as farinhas. Estende-se a massa e corta-se em rodelas com a boca de um cálice. Levam-se a cozer estas rodelas em forno moderado. 
Unem-se 2 a 2 recheadas com creme ou qualquer doce.
  

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Sorvete de Chocolate


Sorvette de Chocolate

Dissolve-se 125 de chocolate. Mistura-se 4 gemas com 3 colheres de açúcar e o chocolate.
Leva-se ao lume devagarinho e vai-se juntando meio litro de leite, deixando engrossar um bocadinho. Depois de frio, junta-se as claras em castelo batidas com 3 colheres de açúcar, põe-se na cuvette e leva-se a gelar.
 

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Pudim de Limão


Pudim de Limão

Batem-se 6 ovos com 250 gr. de açúcar e sumo de 2 limões e raspa de 1 limão.
Deita-se em forma de pudim barrada com caramelo e leva-se a cozer em banho-maria.
Desenforma-se depois de arrefecido.
   

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Marmelada (nova receita)


Nova Receita de Marmelada

Descascam-se os marmelos e partem-se aos quartos. Para cada kilo de marmelo leva 1 kilo de açúcar e 1 colher (de sopa) de água. Põe-se tudo na panela de pressao, deixa-se cozer 10 minutos e depois perder a pressão bate-se com a varinha mágica e deita-se nas tigelas.