quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Frango com Vinho (Coq au Vin)


Frango com Vinho (Coq au Vin)

Parte-se um frango grande em 8 partes, isto é, a coxa em duas partes e o peito noutras duas.
Faz-se um refogado com 4 colheres de óleo e 2 cebolas cortadas às rodas, junta-se 2 tiras de toucinho partido aos quadradinhos e um molho de cheiros composto por 2 folhas de louro, pés de salsa e 2 pés de alho francês. Junta-se ao frango e tempera-se com sal, pimenta e alho e polvilha-se com 2 colheres de farinha, mexendo bem para despegar a farinha do tacho. Depois leva 1 copo de vinho tinto bom e 1 copo de água. Salteiam-se alguns cogumelos num pouco de óleo e juntam-se ao frango, deixando cozer tudo. Acompanha com batatas cozidas a vapor.
O frango fica melhor se ficar temperado de véspera na marinada do vinho, pimenta e sal.
   

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Costeletas de Porco Sabichonas


Costeletas de Porco Sabichonas

Batem-se as costeletas para as achatar, esfregam-se com pouquissimo sal, passam-se por farinha, por ovo batido e pão ralado. Fregem-se em lume muito brando em banha e um fio de óleo e conservam-se em sítio quente. Coa-se a gordura da fritura para um tachinho, junta-se 1 colher (de chá) de farinha desfeita em 2 decilitros de água, 2 colheres (de sopa) de vinagre e pedacinhos de cubo de caldo que se vão deitando e provando até o molho ficar na conta de sal, devendo ferver 4 a 5 minutos para cozer a farinha e engrossar o molho. Tempera-se com pimenta e gosto e deita-se sobre as costeletas.
 

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Pudim de Ovos


Pudim de Ovos

9 ovos inteiros, 1 cálice de vinho do Porto, 400 de açúcar.
Põe-se em forma de pudim barrada com caramelo e leva-se a ferver em panela de pressão (15 a 20 minutos).
  

domingo, 27 de janeiro de 2013

Papo de Anjo (outra receita)


Papo de Anjo (outra receita)

9 gemas com 2 claras.
Deite as gemas e as 2 claras numa tigela e bata bem até obter uma mistura muito fofa e esbranquiçada.
Unte bem uma forma redonda com manteiga e deite-lhe dentro o preparado anterior sem encher muito a forma. Leve a forno moderado, previamente aquecido, durante cerca de 15 minutos. Não deixe cozer em demasia para que não escureça (está pronto quando espetar um palito e sair seco).
Leve ao lume 500 gr. de açúcar com 2 decilitros de água e deixe ferver até ficar em ponto de pérola. Desenforme o bolo sobre o prato que há-de servir (deve ser um pouco côncavo).
Regue-o com a calda que leva cerca de 3 horas até ser bem aborvida.
     

sábado, 26 de janeiro de 2013

Pastéis no Forno


Pastéis no Forno

250 de farinha, 125 de margarina, 1/2 decilitro de leite, 1 ovo, 1 colher (de chá) de fermento e sal. Envolve-se tudo, amassa-se pouco e deixa-se repousar 15 minutos.
Cortam-se em meias luas, recheia-se com carne e leva-se a forno forte.
  

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Sobremesa Boa


Sobremesa Boa

3 fatias de pão grande, sem côdea, desfeito em leite; quatro gemas nelas desfeitas; 1 colher de chá bem cheia de amêndoas raladas ou nozes.
Leva-se ao lume 150 gr. de açúcar com um pouco de água. Quando estiver com ponto ainda fraco, junta-se aquela mistura que se deixa ferver um pouco. Serve-se polvilhado de canela.
  

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Tarte de Maçã - Fotoreportagem


Fácil, rápida, deliciosa... assim é a Tarte de Maçã que foi publicada há pouco tempo neste blog. Não descansei enquanto não a confeccionei e o resultado foi este. O cheirinho que inunda a casa é maravilhoso.
 
Experimente, meta mãos à obra e diga-me de sua justiça.
 
Veja a receita aqui.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Bolo Real (para aproveitar claras)


Bolo Real

Amolecem-se 200 gr. de margarina em banho-maria, misturam-se 250 de açúcar e bate-se a mistura muito bem. Junta-se 8 claras batidas em castelo alternando com 250 de farinha e 2 colheres (de chá) de fermento. Leva-se a cozer em forno regular. Quando a massa começa a derreter por cima, polvilha-se com uma mistura de 50 gr. de miolo de amêndoa e 2 colheres de açúcar.
Tapa-se com papel vegetal até ficar cozido.
 

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Croquetes de Côco - Fotoreportagem

 
 
Esta receita é muito muito recente neste blog mas, viciado como sou em côco, tive de experimentar estes Croquetes de Côco... não foi em croquetes mas sim em "almôndegas"... e ficaram bestiais... postos no frigorifico, fresquinhos, são óptimos. A receita é muito fácil. Experimente e diga-me de sua justiça.
 
Veja a receita aqui.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Passada a barreira dos 80 Mil

 
Já tivemos mais de 80 mil visitantes neste blog. Não posso deixar de agradecer a todos o imenso carinho que têm demonstrado nas mensagens e a imensa força para continuar.
 
80 mil obrigado para todos.
 
Um bem-haja
 
Daniel Ferreira
 

Croquetes de Côco


Croquetes de Côco

Batem-se 4 gemas com 100 gr. de açúcar. Juntam-se 100 gr. de côco [ralado] deixando descansar 15 minutos.
Tendem-se depois os croquetes que se rolam por açúcar areado e se deixam secar.
  

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Tarte de Maçã


Tarte de Maçã

250 de açúcar, 150 de manteiga, 250 de farinha, 4 ovos e 1 ou 2 maçãs.
Bate-se a manteiga com o açúcar, junta-se os ovos inteiros e por último a farinha.
Forra-se a fôrma com esta massa e cobre-se com tirinhas de maçã, polvilhadas de açúcar. Depois de pronto barra-se com geleia.
   

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Bolo da Baía


Bolo da Baía

250 gr. de açúcar, 2 ovos, 200 gr. de farinha, 1 colher (de chá) de fermento, 120 de margarina e 1,5 decilitros de leite.
Amassa-se a margarina com o açúcar e as gemas. Junta-se a farinha alternando com o leite e por fim as claras em castelo.
Depois de cozido cobre-se com açúcar.
   

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Pudim de Pão


Pudim de Pão

Ferva 2 chávenas mal cheias de leite, com 2 chávenas de açúcar e 1 colher (de chá) de canela em pó. Despeje sobre 4 pãezinhos sem côdea e partidos aos bocados e deixe durante meia hora, aproximadamente. Passe na passvite. Junte 3 ovos inteiros, 1 cálice de vinho do Porto e algumas passas previamente passadas em farinha. Forre uma fôrma com açúcar queimado e leve ao fôrno.
 

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Bolo de Nozes


Bolo de Nozes

150 de açúcar, 100 de margarina, 4 gemas, 1 colher (de sopa) de mel, 200 de farinha, 1 colher (de café) de canela, 1 cálice de brandy, 60 gr. de miolo de noz, fermento.

Amassa-se a margarina, o açúcar e as gemas muito bem. Juntar o fermento, o mel e a canela, o brandy e as nozes. Bater as claras em castelo e ligar à massa alternando com a farinha e fermento. Leva-se a cozer em forma untada e a forno médio. Cobre-se com esta cobertura:

Cobertura de Chocolate: Leva-se a ponto 200 g. de açúcar, junta-se 200 g. de chocolate partido aos bocadinhos e mexe-se até ficar cremoso. 
Também pode ser coberto com glacê.    

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Miquelinas


Miquelinas

250 de miolo de amêndoa
400 gr. de açúcar
6 ovos só com 2 claras
2 colheres (de sopa) de manteiga
3 colheres (de sopa) de farinha
1 colher (de chá) de fermento e outra de canela.

Batem-se bem os ovos com o açúcar, junta-se a manteiga derretida, a canela, a farinha e o fermento, batendo sempre.
Por fim adiciona-se a amêndoa ralada sem casca e mexe-se novamente. Coze em forno moderado em tabuleiro untado e polvilhado com pão ralado.
Volta-se para cima dum pano polvilhado de açúcar e corta-se em quadrados pequenos que se passam por açúcar pilé.
       

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Moinho de Café


Tinha de partilhar este moinho de café da Peugeot que a minha Avó utilizava... lembro-me tão bem de ser utilizado (e ainda é) e o cheirinho a café que inundava a cozinha. Peça maravilhosa.

Gateau


Gateau

Batem-se 250 de manteiga sem sal até ficar cremosa com 250 de açúcar.
Junta-se 8 gemas já batidas e as claras em castelo. Na metade deste creme junta-se frutas cristalizadas partidas aos bocadinhos. Na outra metade junta-se 1 colher de sopa de chocolate ralado e desfeito num pouco de água quente.
Forra-se uma forma com papel vegetal untado e põem-se palitos la reinne (30) borrifados com vinho do Porto, no fundo e nos lados. Deita-se dentro os dois cremes alternando com palitos. Vai a gelar. Desenforma-se no dia seguinte e enfeita-se com chantilly ou geleia de morango.
   

FELIZ ANO DE 2013


Aos meus queridos amigos e amigas que visitam o blog As Receitas da Avó Helena desejo-vos um 2013 muito feliz, pleno de serenidade, amizade e muito amor... e com estes ingredientes lembrei-me desta fotografia da minha Avó Helena e do meu Avô Delfim que transmite, na minha óptica, todos estes desejos.
 
Com a maior das gratitudes
 
José Daniel Soares Ferreira