quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Pudim do Natal - Plum-puding (Inglês)

 
Carlos Bento da Maia, Tratado Completo de Cozinha e de Copa,
 edição de 1904, pág.627/628
Pudim do Natal
Plum-Puding (Inglês)
Farinha de Trigo - 500 gr.
Sebo de Vaca Picado - 250 gr.
Passas de Alicante (sem grainha) - 250 gr.
Passas de Corinto (bem lavadas) - 250 gr.
Cidrão picado finamente - 30 gr.
Açúcar - 125 gr.
Ovos de grandeza média - 6 (240 centimetros cúbicos)
Especiarias misturadas meio pacote - 15 gr.
Sal fino - q.b.
O sebo deve ser do que se escolhe para as massas folhadas bem limpo de aponevroses e perfeitamente lavado.
Misturam-se muito bem estes elementos num dia e deixam-se ficar para o dia seguinte. A mistura exige o emprego de bastante força.
No dia em que se deve ultimar-se a preparação mexe-se de novo a massa e se estiver rija em demasia junta-se-lhe, para amaciá-la, um decilitro de leite e um cálice de aguardente de vinho fino.
Põe-se ao lume uma panela com água fria tendo um prato no fundo e quando a água ferve deita-se-lhe dentro o pudim apertado num pano forte, com bastante força. Deixa-se ferver durante cinco horas.
Passado este tempo tira-se da água, molda-se, coloca-se sobre um prato metálico e, à hora de servir, rega-se com boa aguardente muito forte à qual se lança fogo de modo que é servido entre chamas.
Vendem-se uns pacotinhos de especiarias misturadas, pesando cerca de 30 gramas, com a designação de Fide Mixed Spice.
Nestas especiarias parece predominar o cravinho da India e o cravo do Maranhão.
   

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Pavê de Limão


Pavê de Limão

Palitos la reinne ou bolachas petit-beurre.
2 colheres de sopa de margarina, 100 gr. de açúcar, 2 ovos, sumo de meio limão e casca ralada, leite.
Derrete-se a margarina e junta-se o açúcar e as gemas mais as claras, depois o sumo e casca de limão.
Leva-se a lume brando, mexendo até engrossar. Deixa-se esfriar. Molham-se as bolachas em leite morno e num prato fundo vai-se construindo o pavê, uma camada de bolachas, outra de creme e assim sucessivamente.
Leva-se ao frigorífico durante meia hora, cobre-se com chantilly e guarnece-se com cerejas cristalizadas.

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Aletria Doce (Sweet Vermicelli)

Recorte
Aletria Doce

250 g. de aletria, 1 l. de leite, 1 pitada de sal, 50 g. de margarina ou manteiga, 300 g. de açúcar, 1 casquinha de limão, 1 pau de canela, canela em pó para polvilhar, 4 gemas de ovo.

Num tacho, leve ao lume o leite com o pau de canela, a casca de limão, a manteiga ou margarina e a pitadinha de sal. Logo que comece a ferver, junte-lhe a aletria mas partindo antecipadamente os novelos com a mão para que a aletria vá solta. Vá mexendo com colher de pau ou garfo de vez em quando. Enquanto coze, fervendo lentamente, vá experimentando a aletria e, logo que cozida, junte-lhe o açúcar, mexa e deixe ferver mais 5 minutos. Retire depois do lume, bata numa malga as 4 gemas com um garfo, junte-lhes aos poucos 3 ou 4 colheres do caldo da aletria e mexa muito bem. Deite depois este preparado na aletria, em fio e mexendo sempre. Leve novamente ao lume para aquecer bem e cozer as gemas, mas sem deixar ferver e mexendo sempre no fundo com a colher de pau; quando estive quase a querer ferver, retire a canela em pau e o limão e, enquanto quente, deite-a nos pratinhos, pratos ou travessas e deixe arrefecer.
Depois de fria, polvilhe com canela em pó, fazendo com esta, desenhos sobre a aletria.

[Pode sentir necessidade de ir acrescentando mais leite]


Sweet Vermicelli

250 g. vermicelli, 1 l. milk, 1 pinch of salt, 50 g. margarine or butter 300 g. sugar, 1 lemon rind, 1 cinnamon stick, cinnamon for dusting 4 egg yolks.

In a pan, bring to boil the milk with the cinnamon stick, lemon peel, butter or margarine and a pinch of salt. When it starts boiling, add the vermicelli, breaking the skein by hand so that the noodles go loose. Go stirring with a wooden spoon or fork occasionally. While baking, simmering, go experiencing the noodles, and once cooked, add the sugar, stir and simmer 5 more minutes. Then remove from heat, whisk the 4 egg yolks in a bowl with a fork, add them slowly 3 or 4 tablespoons of broth vermicelli and stir very well. Then pour this mixture on vermicelli, in wired and stirring. Bring back to the boil to heat through and cook the yolks, but do not boil and stirring the bottom with wooden spoon; when almost want to boil, remove cinnamon stick and lemon, and while hot, pour it into the saucers, plates or dishes and let cool.
Once cool, sprinkle with powdered cinnamon, making drawings on the noodles.

[You may feel the need to go adding more milk]
 

domingo, 24 de novembro de 2013

Fatias Deliciosas


Fatias Deliciosas

100 gr. de manteiga, 2 ovos inteiros, 250 gr. de açúcar, 250 gr. de farinha, 1 colher de fermento e 1 chávena de leite.
Bate-se muito a manteiga, deitam-se depois os ovos batidos e junta-se o açúcar. Bate-se bem. Deita-se o leite alternando com a farinha [misturada com o fermento]. Vai a cozer num tabuleiro bem untado. Corta-se em quadrados e passa-se em açúcar.

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Filhós à Antiga Portuguesa

 
Manual do Confeiteiro e Pasteleiro: Nova arte do Conserveiro e Doceiro, Enciclopédia Bordalo, 
Vol. XII, Editor Arnaldo Bordalo, Lisboa, 1904 - pág. 181/182


Filhós à Antiga Portuguesa

Põem-se 500 gramas de farinha de trigo num alguidar; com a mão escava-se a farinha do centro para os lados, e deitam-se-lhe 8 gemas de ovos, 125 gramas de boa manteiga, 100 gramas de açúcar, uma pitada de sal e dois decilitros de água fria. Amassa-se tudo muito bem, e junta-se-lhe mais alguma água fria, sendo precisa, até a massa tomar a consistência de massa de pão. Deita-se em seguida numa mesa uma pouca de farinha e põe-se-lhe a massa em cima, cobrindo-se com um pano lavado. Assim se deixa descansar a massa durante um quarto de hora. Depois, polvilha-se a mesa com farinha e corta-se a massa em quatro bocados iguais; deixam-se ficar 3 tapados e tira-se um que se entende com um pau cilindrico até chegar à grossura de um vintém; vai-se fazendo a mesma operação aos restantes bocados, e corta-se a massa com os feitios que se quiserem. Estão ao lume 500 gramas de banha de porco; em estando bem quente a banha, vão-se deitando nela as filhós que couberem na frigideira, voltando-as para que corem de ambos os lados, não deixando queimar a banha. Em estando fritas, molham-se uma a uma em calda de açúcar, tornando a deitar calda sobre elas quando já estiverem na travessa em que se hão de servir.
 

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Nógado do Algarve

Carlos Bento da Maia, Tratado Completo de Cozinha e de Copa,
 edição de 1904, pág.589
 
Nógado do Algarve
 
Amêndoa doce descascada - 1000 c3 (Cem centrimetros cúbicos corresponde a 1 litro)
Mel - 500 c3 (Quinhentos centrimetros cúbicos corresponde a meio litro)
Canela - q.b.
Cortam-se as amêndoas descascadas, mas com a película, em bocadinhos muito miudos, até se obter a medida acima indicada. Põe-se em lume brando o mel, até que chegue a ponto de pasta; em chegando a este ponto, junta-se-lhe a amêndoa e mexe-se até que se despegue do fundo da vasilha. Depois, espalha-se a massa em cima de uma tábua de estender massa, previamente molhada com água e deixa-se esfriar. Depois, corta-se em quadrados com o gume de uma faca, em cuja cota de bate com um martelo.
Os bocados de secção quadrada põem-se em cima de papeis e polvilham-se com canela.
Como o "Nógado de Alentejo" este é também um pseudo nógado.
Veja a tabela de equivalência de Litro para Centrimetros Cúbicos aqui

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Bolo de Avelãs

 

Bolo de Avelãs

5 ovos, 5 colheres de açúcar, 3 colheres de avelãs moídas, 1 1/2 [uma e meia] de farinha.
Batem-se as claras em castelo, mistura-se o açúcar, as avelãs e a farinha. Vai ao forno e depois de frio cobre-se com chantilly.

NOTA: A Avó nesta receita não diz o que fazer às gemas. Não sei se não é suposto levar gemas ou foi esquecimento. Quando fizer o bolo irei experimentar usar as gemas depois de misturado o açúcar com as claras em castelo. Que dizem? Acham que não leva mesmo as gemas?

Suspiros - fotoreportagem


Fiz estes suspiros este fim de semana em casa e fiquei espantado e altamente surpreendido. Ficaram absolutamente extraordinários. Com um recheio delicioso por dentro e uma camada muito fina e estaladiça por fora. Quando tiver 6 claras de ovos a mais experimente. E conte-nos a sua experiência.

Veja a receita aqui

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Nozes Recheadas

 

Nozes Recheadas

Misturam-se 120 gr. de amêndoa ralada com 200 grs. de açúcar e algumas gotas de rum. Vai-se juntando 1 clara não batida, mexendo até ficar tudo ligado de forma a poder tender-se com as mãos.
Tendem-se pequenas bolas que se achatam entre 2 nozes. Deita-se 175 gr. de chocolate numa tigela e leva-se a derreter em banho-maria juntamente com 4 colheres de água a ferver. Mergulham-se as nozes 1 por 1 dentro do chocolate, tiram-se com um garfo para um tabuleiro levemente untado e deixam-se ficar a secar até ao dia seguinte.

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

200 MIL VISITANTES


Começado no dia 17 de Março de 2012, desde cedo que o blog - As Receitas da Avó Helena e, mais tarde, passado a As Receitas da Avó Helena e da Avó Eduarda - ganhou aceitação e um público fiel.
Menos de dois anos passados do inicio do mesmo, chegámos aos 200 MIL VISITANTES.

Não consigo agradecer o suficiente a todos os que, diariamente, por aqui passam e comentam, transformando este blog numa sitio dinâmico de memórias, recordações, troca de experiências e de carinhos.

Um bem-haja a todos por estes 200 MIL VISITANTES... e que venham mais 200 MIL...

Enquanto existirem receitas legadas, existirá este espaço.

Beijos e Abraços

Daniel Ferreira

Crepes com Chocolate

 

Crepes com Chocolate

Para a massa: mexe-se 250 de farinha com 1 decilitro e meio de leite, juntam-se 2 gemas, 2 colheres de sopa bem cheias de açúcar, raspa duma laranja, um pouco de água e 1 colher de sopa de margarina derretida. Mexe-se bem e deixa-se repousar um pouco. Fritam-se numa frigideira de ferro, que se aquece em lume brando e se passa com uma leve camada de margarina. Deixam-se fritar dum lado e doutro e dobram-se em quatro.

Para o recheio: mexe-se 100 gr. de manteiga com 4 colheres (de sopa) de açúcar, junta-se 1 gema e 125 de chocolate derretido em banho-maria. Deixa-se arrefecer, abrem-se os crepes e recheiam-se com este creme.

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Suspiros


Suspiros

6 claras limpas e junta-se-lhe 500 gr. de açúcar. Quem quer deita-lhe uma casca de limão e um bocadito de canela. Depois de bem batido até estar a massa rija a ponto de se tender forra-se as latas com papel e põem-se uns pós de farinha, mas muito pouca, tendem-se com uma colherinha e vão ao forno não as deixando estar muito tempo tendidos para não abaterem. Há quem lhe deite depois de batidos pinhões, nozes ou avelãs partidas tudo muito miúdo e torrado. Só se mistura no fim de batidos e não se torna a bater.

ATENÇÃO: Convém misturar o açúcar a pouco e pouco, quando as claras começarem a ficar em castelo e deve-se depois bater, misturado já todo o açúcar, uns 6 ou 7 minutos com a batedeira, para que a massa fique bem rija. O forno deve ser posto, mais ou menos, nos 150º de temperatura e podem demorar entre 1 hora, hora e picos... tem de se ir controlando.

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Biscoitos de Leite


Biscoitos de Leite

Tomam-se quinhentos gramas de açúcar, outra tanta  [de] manteiga, 2 decilitros de leite e quilo e meio de farinha de trigo; amassa-se tudo junto e estende-se esta massa com o estendedor e cortam-se bolinhos pequenos ou redondos para se cozerem em forno brando.

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Doce Rápido e Barato

Carlos Bento da Maia, Tratado Completo de Cozinha e de Copa,
 edição de 1904, pág.552
 
Doce Rápido e Barato
 
Açúcar pilado - 250 gr.
Vidrado de Limão - 1
Gemas de Ovos - 8
Claras - 4
Canela em pó - q.b.
 
Toma-se o açúcar, que se põe em ponto de espadana larga, juntando-lhe, quando se põe ao lume com água, o vidrado do limão.
Tira-se para fora do lume, deixa-se arrefecer um pouco e juntam-se-lhe as gemas de ovos bem batidas. A mistura volta ao lume a enxugar até deixar estrada larga no fundo do tacho.
Tira-se então para fora e, enquanto esfria, batem-se as claras em castelo e juntam-se à massa, mexendo tudo muito bem. Depois de adicionadas as claras não volta ao lume, deita-se numa travessa e serve-se, depois de frio, polvilhando ou não com canela.

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Arroz Doce para o mano aniversariante - Fotoreportagem

 Coze-se o arroz com o leite em lume brando mexendo sempre.

 Depois do arroz quase cozido, junta-se o açúcar, 1 casca de limão e as gemas desmanchadas.

Depois de pronto goza-se com a desgraça do aniversariante

Durante a receita senti a necessidade de ir acrescentando mais leite do que aquele dito na receita do Arroz Doce. Usei arroz carolino e ficou muito macio. Vamos lá ver se os convivas gostam.

Veja a receita aqui.

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Rolinhos de Fiambre


Rolinhos de Fiambre

250 de farinha, 1 ovo inteiro, 1 colher de sopa de margarina, 1 colher de banha, 25 gr. de fermento de padeiro, 1 chávena (de chá) de leite, sal q.b.

Desfaz-se o fermento em leite quente e misturam-se todos os ingredientes menos a farinha.
Adiciona-se depois a farinha, amassa-se bem e estende-se com a espessura duma moeda de 10$00. Corta-se em quadrados que se enrolam com fiambre dentro. Deixam-se levedar algum tempo, já no tabuleiro untado e polvilhado. Pintam-se com gema de ovo e levam-se ao forno.

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Queques da Senhora Amélia - Fotoreportagem

 3 ovos, 60 gr. de manteiga, 125 gr. de açúcar e 125 gr. de farinha

 Bate-se a manteiga com o açúcar, juntam-se as gemas e bate-se bem

 Batem-se as claras em castelo, juntam-se e bate-se tudo bem

 Deita-se depois a farinha

 vão ao forno em formas untadas


E ficam assim. Os Queques da Senhora Amélia são lindos e fofos. Óptimos para um chá. Muito simples de fazer, com quantidades razoáveis e rápidos no forno. Experimente e conte-me a sua experiência.

Veja a receita aqui.

As mais visitadas são: