quinta-feira, 27 de junho de 2013

Pudim de Amêndoas - Outra Receita


Pudim de Amêndoas

100 gr. de amêndoa passada com pele
100 gr. de margarina
125 de bolacha passada na máquina
250 de açúcar
4 ovos, 25 gr. de fécula de batata
Raspa de meio limão, 1 colher (de café) de canela

Passam-se as amêndoas pela máquina. Bate-se a margarina em creme, adicionam-se as gemas, as amêndoas e a canela, a raspa e bolachas.
Batem-se as claras em castelo e misturam-se na massa, alternando com a fécula e o açúcar. Deita-se em fôrma bem untada e vai a cozer ao forno, aproximadamente 35 minutos. Antes de se desenformar, deixa-se repousar fora do forno durante 5 minutos. Pode servir-se coberto ou guarnecido com geleia de qualquer fruta.

Existe outra receita de Pudim de Amêndoas aqui

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Bolo Branco ou Bolo de Noiva

Comércio do Porto, s/d [anos 30] - apenas sei que é de um Domingo

Bolo Branco ou Bolo de Noiva

Tomam-se 125 grs. de manteiga, bata-se muito bem, junte-se-lhe 250 grs. de açúcar e volte a bater-se até formar uma massa perfeitamente ligada. Em seguida batam-se até formar castelo 10 claras de ovos e misturem-se com a massa já feita. Adicionem-se algumas amêndoas peladas e partidas aos bocados assim como pedacinhos de cidrão e por fim 125 grs. de farinha triga.
Bate-se bem toda a massa e deite-se em tabuleiro bem untado de manteiga onde vai ao forno.
Estando cozido, volta-se o tabuleiro sobre uma mesa, deixa-se arrefecer e corta-se em três partes iguais.
Bata-se então uma clara de ovo com duas colheres de açúcar. Tome-se uma das partes em que se partiu a massa já cozida ponha-se no prato em que há-de ser servida e, com uma faca barra-se com a clara de ovo batida com açúcar, como quem barra de manteiga uma fatia de pão. Em seguida polvilha-se com côco ralado e põe-se-lhe em cima outra parte da massa cozida e procede-se como fica dito e por fim põe-se a terceira parte da massa, barrando igualmente com a clara batida com o açúcar terminando por polvilhar com o côco ralado.
 

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Hoje não há receita


Hoje não há receita. Passei o dia todo na cozinha, preparando alguns mimos para um almoço que se irá realizar amanhã. Um almoço muito especial, com a família (muito) alargada, na casa berço de uma geração de pessoas que me marcou muitíssimo (e não só a mim, que eu bem sei!). Se por um lado vamos homenagear quem já nos deixou, por outro vamos fortalecer laços de sangue e de amizade.

Como escreveu um dia a minha Avó Eduarda, em carta de 26/11/03, a uma sobrinha e minha querida prima Maria do Carmo:

“Enquanto nós existirmos, as pessoas que amamos não morreram, porque vivem sempre na nossa lembrança e no nosso coração. Vamos recordá-las sempre com muita saudade, mas sem tristeza. Temos tantas coisas, tantos momentos, tantas lembranças tão boas nas nossas memórias, que é isso que devemos sempre conservar como um bem precioso. Temos de nos sentir felizes com a Família que Deus nos deu. Com os que já partiram e com todos os que temos junto de nós.”

E é exactamente isto que vamos "celebrar" amanhã...


Hoje não há receita de doce... há uma receita de vida... 

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Galettes Suiças

Manual do Confeiteiro e Pasteleiro: Nova arte do Conserveiro e Doceiro, Enciclopédia Bordalo, 
Vol. XII, Editor Arnaldo Bordalo, Lisboa, 1904 - pág.166
 
 
 
Galettes Suiças
 
Tomam-se 125 gramas de farinha, em pirâmide aberta ao centro, e deitam-se-lhe dentro 100 gramas de amêndoas peladas e pisadas, 100 gramas de açúcar moido, 3 colheradas de cognac, uma pitada de baunilha em pó, um ovo, e 100 gramas de manteiga. Depois de tudo muito bem ligado numa pasta homogénea, deixa-se repousar durante uma hora. Estende-se então até ficar só com 2 ou 3 milimetros de espessura, corta-se em rodelas, que se dispõem um tanto afastadas umas das outras sobre folha de ferro untada de manteiga e polvilhada com farinha, e mete-se no forno a fogo brando. Podem-se conservar boas por muito tempo, sendo guardadas cuidadosamente.
  

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Bolo de Laranja


Bolo de Laranja

250 de açúcar, 6 ovos, 200 de farinha, 1 colher de fermento, 100 gr. margarina.
Bate-se a manteiga [ou margarina] com o açúcar, juntam-se as gemas, depois o sumo e raspa de uma laranja e por fim as claras em castelo alterando com a farinha.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Bolo de Côco (Tia Clarinha)


Bolo de Côco (Tia Clarinha)

4 ovos, o mesmo peso de manteiga, açúcar e farinha, 6 colheres de sopa de côco ralado, 4 colheres de sopa de leite e 1 colher de sopa de fermento.
Bate-se a manteiga com o açúcar até ficar em creme, juntam-se as gemas e mexe-se bem, depois o côco, o leite, a farinha e as claras em castelo. Vai ao forno em forma untada de manteiga.
Logo que se tira do forno, pica-se bem com um garfo e deita-se leite bem quente com o açúcar. Salpica-se de côco.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Bolo Negrinho - Fotoreportagem

 4 ovos
Bate-se a margarina com o açúcar
 junta-se as gemas
 o chocolate previamente desfeito num pouco de leite e o fermento
 Junta-se as claras em castelo, alternando com a farinha

Et voilá... Este Bolo Negrinho fica com este aspecto: alto e óptimo. Resolvi fazer uma cobertura e recheio de chocolate. O bolo parte sem problemas.

É muito simples, demorando um pouco a crescer mas vale a pena.

Experimente também e diga-me de sua justiça... de preferência com fotografias.

Veja a receita aqui.

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Noivinhos

Manual do Confeiteiro e Pasteleiro: Nova arte do Conserveiro e Doceiro, Enciclopédia Bordalo, 
Vol. XII, Editor Arnaldo Bordalo, Lisboa, 1904 - pág.169
 
 
Noivinhos
 
Tomam-se 200 gramas de farinha fina, 75 gramas de manteiga, um ovo, um copo de água, um pouco de sal, uma colherinha de água de flor de laranja. Mexe-se tudo muito bem, até ficar reduzido a pasta, que se deixará repoisar durante uma hora; coloca-se depois a massa sobre a mesa, estendendo-se até ficar com pouco mais que a grossura de um vintém [moeda]; fazem-se então com a faca própria as figuras (ordinariamente pequenos dados) que se submetem a uma fritura bem quente. Servem-se polvilhadas de açúcar, quentes ou frias.
  

sábado, 8 de junho de 2013

Cavacas Finas - Fotoreportagem

Põe-se ao lume decilitro e meio de azeite e em fervendo tira-se para fora e deixa-se arrefecer.
  Deita-se em um alguidar e junta-se-lhes depois cinco ovos, que são batidos com o azeite misturando-se-lhe cento e vinte e cinco gramas de farinha e um cálice de aguardente.
 Liga-se tudo e untam-se as latinhas [forminhas metálicas] com manteiga, deitando-se-lhe só uma colher de sopa em cada uma. Vão ao forno e estando cozidas cobrem-se com açúcar em ponto.

E ficaram absolutamente extraordinárias. Espero agora que o açúcar fique branquinho como as verdadeiras Cavacas das Caldas. Infelizmente, percebi depois, as latinhas que tenho não são as apropriadas para as Cavacas. Deviam ser maiores para a massa ter mais "espaço" para crescer. De qualquer forma, ficaram deliciosas. O processo é muito simples e não requer ciência nenhuma.
Como não tinha aguardente fiz com Brandy e em nada alterou o sabor. Ah, e convém que o forno esteja muito forte para um crescimento rápido.

Experimente e diga-me como correu... fotografias são sempre bem-vindas.

Veja a receita aqui.

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Bolo de Maçã - Fotoreportagem


Esta semana tem sido muito proveitosa em novas experiências. Primeiro foi com o Mousse de Chocolate (que estava uma delícia) e hoje com um Bolo de Maçã. A fotografia não lhe faz jus. Está lindo, barrado com geleia por cima para dar mais sabor e brilho e com tiras de maçãs também no interior. É muito fácil e saboroso. Óptimo para um chá ou para comer com uma bola de gelado, agora que o Verão - esperemos nós - está a chegar.

Experimente e diga-me de sua justiça.

Veja a receita aqui.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Mousse de Chocolate - Fotoreportagem

 Batem-se 4 gemas de ovos com 125 gr. de açúcar

 juntam-se 125 gr. de chocolate que deve estar derretido com 1 colher de manteiga

 Tem-se as claras em castelo e juntam-se ao chocolate


E fica assim esta Mousse de Chocolate: óptima. É uma receita muito simples, económica e rápida. E pode sempre juntar bocadinhos de nozes ou bolacha maria.
Experimente e diga-me de sua justiça.

Veja a receita aqui.

terça-feira, 4 de junho de 2013

Tarte de Cebola - Outra Receita


Tarte de Cebola

Faz-se uma massa de tarte vulgar. [veja uma das receitas de massa aqui]
Para o recheio: leva-se a refogar 4 cebolas partidas em tiras finas com sal e pimenta só até ficar cozida mas branca. Batem-se 4 ovos inteiros, junta-se 125 de natas e por fim as cebolas refogadas. Pode juntar-se fiambre aos bocadinhos, bacalhau cozido ou camarão, ou só a cebola.
Deita-se na tarte e leva-se ao forno.
Existe uma outra de receita de Tarde de Cebola aqui

As mais visitadas são: