segunda-feira, 1 de abril de 2013

Assim se almoçava em casa de meus Bisavós


Eis o menú de um almoço em casa de meus Bisavós (sogros da minha Avó Eduarda)... está-me nos genes gostar de doces... a segunda parte da lista cria-me água na boca.
E é interessante ver que o mesmo menú utiliza produtos que a quinta produzia: chouriças, a vitela (nós somos da linda região de Lafões), espigos, galinhas, assim como os doces fartos em ovos.
A receita colocada em cima é de um dos doces que aqui referidos: Bolo de Prata
Aqui fica uma curiosidade.

5 comentários:

  1. Olá Daniel, agora fiquei curiosa, isto é um menú habitual do dia-a-dia ou é para dias especiais? è que eu acho que não ia conseguir comer tudo o que lá está escrito sem rebentar hihihi! Mas que tem coisas deliciosas tem e agora com mais uma avó ao "barulho" é que não vou perder pitada deste blog!
    Elsa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo que ouvia dizer, era mais ou menos assim todos os dias... outros tempos e casa cheia.

      Eliminar
    2. Uau, fiquei de boca aberta! essa comida hoje em dia dava para alimentar uma familia durante uma semana! Bons tempos mas mesmo assim e sem denegrir ninguém só para alguns pois lembro-me bem dos meus pais contarem que nas casas dos pais deles ás vezes nem um bocado de carne havia durante dias.Mas já se sabe que em certas regiões principalmente do interior havia familias bem abastadas com quintas e tal. Deve ser um sonho crescer assim, não só em riqueza financeira mas também tradicional .A maior parte de nós só vê isso em filmes ou em livros mas vive-lo é outra coisa.Elsa

      Eliminar
    3. É verdade Elsa. Hoje parece-nos uma coisa absurda. Mas era realmente uma quinta que produzia tudo e mais alguma coisa, que tinha muita gente, entre pessoas da casa e criados, fora os que apareciam. Lembro-me da minha Avó dizer que acima de tudo eram os doces que reinavam. O meu Avô, filho dos senhores da casa em questão, era um doceiro nato. Algo que lhe ficou e que nos passou.

      Eliminar
  2. Uma maravilha... uma linda homenagem! Acho uma ternura compartilhar estes hábitos e receitas de casa das avós, que eu agradeço imenso, pois adoro receitas antigas e tradicionais.
    Bj
    Lita

    ResponderEliminar

As mais visitadas são: