quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Bolo de Chocolate - Foto Reportagem



Às vezes dão-nos assim uns impulsos e uns desejos que têm de ser concretizados. Apeteceu-me um bolinho de chocolate.
 
Cá me socorri das receitas e encontrei esta que nunca tinha experimentado. Este Bolo de Chocolate é muito simples, rápido e barato, pois leva pouca quantidade dos ingredientes necessários. E este que fiz é, ainda por cima, metade da receita original. Ficou óptimo. Fôfo e muito saboroso. Inicialmente não ia juntar chocolate quente mas não resisti... e ficou excelente.
 
Só juntei uma coisa... um pouco de Vinho da Madeira... gosto sempre do chocolate com um ligeiro sabor a licôr.
 
Experimente e diga-me a sua opinião. Veja a receita aqui.

Pudim de Leite


Pudim de Leite
2 chávenas de chá de açúcar
3 colheres (de sopa) rasas de farinha
5 ovos inteiros, meio litro de leite e raspa de limão ou canela.
Dissolve-se a farinha no leite e juntam-se os outros ingredientes. Vai a cozer em banho maria em forma barrada de açúcar queimado.
 

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Pão de Ló de Felgueiras


Pão de Ló de Felgueiras

12 ovos, 250 de açúcar, 125 de farinha, 1 colherzinha de sal.
Destes 12 ovos somente 4 são inteiros e batem-se com o açúcar 1 hora e meia ou 45 minutos se for à máquina.
Forra-se a forma com papel e deita-se a farinha na massa só quando estiver para ir ao forno. Leva 40 minutos no forno, aproximadamente.

sábado, 17 de novembro de 2012

Bolo Rei




Bolo Rei
Dissolve-se 25 gr. de fermento de padeiro com um pouco de água morna e amassa-se com 125 de farinha. Faz-se esta massa numa bola e deita-se numa tijela com água morna. Quando esta bola ficar a flutuar está pronta e lêveda. Amassa-se esta bola com mais 500 de farinha, 1 decilitro de leite, 4 ovos inteiros, 1 pitada de sal, 200 de açúcar.
Vai-se trabalhando bem como se fôsse pão e vai-se-lhe juntando 125 de margarina derretida batendo sempre muito bem. Não se deve juntar mais farinha. Depois de tudo bem batido e sovado, tapa-se o alguidar com um pano, cobre-se com um cobertor e deixa-se descansar até ao outro dia, isto se se bater o bolo à tardinha.
Pela manhã, juntam-se frutas cristalizadas partidas aos bocadinhos e que devem ter ficado também de noite de molho em 2 colheres (de sopa) de vinho do Porto. Põe-se esta massa na pedra da mesa e divide-se em duas partes. Dá-se-lhe a forma de duas rodelas e levam-se ao forno em tabuleiro bem untado e polvilhado de farinha. Deve-se colocar uma lata redonda ao meio para não perder o formarto. Enfeita-se primeiramente com frutas cristalizadas a gosto e açúcar pilé deixando descansar ainda 1 hora, ante de ir ao forno.
Existe outra receita de Bolo Rei AQUI

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Bolo Marjorie


Bolo Marjorie
Batem-se 5 gemas e 1 clara com 200 gr. de açúcar, até engrossarem. Junta-se 100 gr. de margarina derretida e depois de 125 de farinha e 1 colher (de sopa) rasa de fermento em pó.
Bate-se bem e juntam-se as 4 claras batidas em castelo. Coze em duas formas iguais. 
Recheia-se e cobre-se com o seguinte creme: leva-se ao lume brando 50 gr. de margarina, 1 ovo, 50 gr. de açúcar e 50 de noz ou amêndoa ralada. Mexe-se sempre em lume brando até engrossar um pouco.
 

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Bolo de Pinhões


Bolo de Pinhões
Batem-se 250 de açúcar com 150 de manteiga. Junta-se 6 gemas, 125 de miolo de amêndoa sem pele, e 50 gr. de pinhões passados na máquina. Bate-se bem, junta-se 50 gr. de farinha de batata, 1 colher (de chá) de fermento e 100 gr. de leite. Por fim as claras em castelo. Unta-se uma forma com buraco ao meio e leva-se ao forno.
Depois de pronto e frio cobre-se com chantillu, enchendo o buraco do meio.
 

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Bolo Americano


Bolo Americano
Batem-se 2 colheres (de sopa) de manteiga com 10 colheres de açúcar até formar creme. Junta-se 2 ovos inteiros, 14 colheres de leite, 14 colheres de farinha e 2 colheres (de chá) de fermento. Misturam-se frutas cristalizadas que previamente se devem ter posto de molho no leite. Vai ao forno em forma untada.
 

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Madalenas - Fotoreportagem




A Susana R. resolveu aventurar-se na cozinha e fazer estas Madalenas que transmitem, no mínimo, muito amor... e foram um sucesso, pelo que a própria diz:

"Querido Daniel:
Prova superada!!
Cá estão as fotos das maravilhosas madalenas acabadinhadas de sair do forno!!
Foram um sucesso no jantar de ontem!
Mais uma vez, parabéns por este site que é uma belíssima homenagem à tua avó e obrigada por partilhares estes tesouros connosco!
Beijinhos, Susana"
 
Porque não experimenta? E diga-me como correu.
 
Veja a receita, aqui.

domingo, 11 de novembro de 2012

Tarte de Limão


Tarte de Limão

250 de farinha, 75 de manteiga, 1 gema, 1 colher (de sopa) de açúcar, 1 colher (de chá) de fermento.
Junta-se os ingredientes secos com a manteiga desfeita à mão, faz-se uma cova no meio, junta-se a gema e um bocadinho de água, até de poder tender com o rolo. Forra-se com esta massa um prato de pirex.

Para o recheio: 180 de açúcar, 60 de manteiga, 3 ovos, sumo e raspa dum limão não muito grande. Junta-se num tachinho o açúcar com a manteiga, as gemas batidas e o limão. Vai a lume brando, mexendo sempre até engrossar, sem deixar levantar fervura para não talhar. Deita-se este creme dentro da massa e por cima as 3 claras em castelo com um pouco de açúcar, levando-se a forno brando.
 

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Madalenas - Fotoreportagem


Deu-me uma vontade louca de comer um bolo. Meti mãos à obra e fiz um bolo do mais simples que há, super económico e muito rápido. Para um chá, um lanche ou simplesmente porque sim. Fiz a receita das Madalenas, que se encontra neste blog. Não leva nada de extraordinário e dificilmente faltarão em sua casa os engredientes necessários. E no forno, uns 20 minutos, se tanto.

Uma vez que a receita diz para se pôr a massa em forminhas de papel - e a minha preguiça era muita - resolvi pô-la numa forma de buraco e, por isso, acrescentei uma clara de ovo batida em castelo. Uma coisa é uma pequena porção de massa numa forminha de papel outra a massa toda numa forma grande. A clara em Castelo, julgo eu, ajudou a crescesse melhor. Ficou muito fofinho.

E já sabe, em vez de untar a forma com margarina e farinha utilize margarina e pão ralado. Desenforma sem necessitar de faca e fica com uma crosta ÓPTIMA.

Experimente e diga se não tenho razão...

Veja a receita aqui.

Croissants



Croissants

250 de farinha, 100 de margarina, 2 decilitros e meio de leite, 10 gr. de fermento de padeiro, sal, 1 ovo, 1 colher de sopa de açúcar.
Desfaz-se o fermento num pouco de leite morno e farinha, e leva-se a levedar em sitio quente durante 10 minutos, aproximadamente.
Mistura-se depois à restante farinha, junta-se um pouquinho de sal, o açúcar, a margarina esfarelada à mão e o leite morno.
Amassa-se bem em cima da mesa enfarinhada, batendo bem a massa. Põe-se depois dentro da tigela enfarinhada, tapa-se com um pano e leva-se a levedar em sitio quente, durante 2 ou 3 horas. Depois dá-se-lhe novamente uma amassadela com uns polvilhos de farinha se fôr necessário e estende-se com o rolo dando-lhe 3 ou 4 voltas como para a massa folhada. Estende novamente e cortam-se uns triângulos assim:    
enrolam-se como os croissants. Desfaz-se a gema de ovo com um pouco de leite e pincelam-se com esta mistura e deixam-se repousar 30 minutos. Pincelam-se novamente e levam-se a fôrno forte durante 25 a 30 minutos. Podem rechear-se com doce de frutas ou podem cobrir-se também com glacê espesso.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Fôfos


Fôfos (12)

3 ovos grandes, igual peso de açúcar, metade do peso de farinha.
Bate-se o açúcar com as gemas, juntam-se as claras em castelo e por fim a farinha e uma pitada de fermento. Vão ao forno em temperatura média em fôrmas redondas e não muito pequenas. Recheiam-se com o creme seguinte:
1 colher de sopa de farinha maizena, 1 gema, 100 gr. de açúcar, 1 chávena de leite e 1 colher de manteiga. Leva-se ao lume a fazer creme. Depois de recheadas passam-se por Icing Sugar.
 

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Bolo de Natal


Bolo de Natal
Leva-se a ponto 250 gr. de açúcar, junta-se 250 de miolo de amêndoa, 1 colher (de sopa) de manteiga e 6 gemas. Mistura-se tudo bem com um bocadinho de canela e leva-se de novo ao lume a cozer um pouco. Retira-se e adiciona-se-lhe 250 de frutas cristalizadas passadas na máquina. Batem-se 4 claras em castelo que se juntam à massa alternando com 50 gr. de farinha e 1 colher (de chá) de fermento. Coze em forno brando numa fôrma lisa e muito bem untada ou forrada de papel vegetal.
Cobre-se depois com glacé e enfeita-se com azevinho.
Glacé: Leva-se a ponto forte 220 gr. de açúcar. Deita-se pouco a pouco sobre 1 clara batida em castelo. Bate-se bem até que fique espesso e frio.