segunda-feira, 30 de abril de 2012

Bolo de Iogurte - Fotoreportagem


O meu Bolo de Iogurte... infelizmente errei na forma e metade saiu para fora... mas o que ficou, FICOU ÓPTIMO.

Experimente. Veja a receita aqui.

Bolo Chiffon de Laranja


Bolo Chiffon de Laranja

1 chávena e meia de açucar (330 grs.)
1 chávena e meia de farinha (200 grs.)
3/4 (três quartos) de chávena de óleo
3/4 (três quartos) de chávena de sumo de laranja
1 colher (de chá) de fermento
1 colher de raspa de laranja
1 pouco de sal e 6 ovos.

Batem-se as gemas com o açucar, junta-se o óleo, o sumo e por fim a farinha e o fermento.
Depois de bem batido, juntam-se as claras em castelo.
Vai ao fôrno brando em fôrma não untada e não se desenforma enquanto estiver quente.

Bolo Podre



Bolo Podre

250 de açucar, 100 de margarina, 250 de farinha, 1,5 dl. de leite, 3 ovos, 3 colheres (de chá) de vinho do Porto, 1 colher (de sobremesa) de canela em pó, 2 colheres (de chá) de fermento, 100 gr. de miolo de noz.

Bate-se o açucar com a margarina até ligar. Junta-se os ovos inteiros, a farinha, a canela, o leite, o vinho, as nozes e o fermento. Amassa-se tudo, ligando bem os ingredientes. Vai a cozer em fôrma bem untada durante 15 minutos em fôrno forte e depois mais 25 minutos em fôrno moderado. Pode-se rechear e cobrir com ovos moles ou natas batidas.

domingo, 29 de abril de 2012

Bolinhos de Chouriço - Opinião


E acabo de receber esta mensagem que me deixou muito feliz:
"Bolinhos de Chouriço da 'Avo Helena" a fazer muito sucesso em lanche da pequenada e respectivos progenitores!! Obrigada pelas receitas. V. C."

Reveja a receita dos Bolinhos de Chouriço

Biscoitos de Manteiga


Biscoitos de Manteiga

Batem-se bem 2 ovos inteiros com 250 de açucar, 1 colher (de chá) de fermento, 1 colher de canela e uma pitada de sal. Junta-se 100 gr de manteiga derretida e 250 de farinha. Tendem-se os biscoitos em argolas.

Biscoitos Almeidas


Biscoitos Almeidas

250 de farinha, 125 de açucar, 100 de manteiga e 1 ovo. Amassa-se isto bem e estende-se a massa com o rôlo, pondo mais farinha se for necessário. Cortam-se de vários feitios e depois de prontos enquanto quentes, polvilham-se com açucar e canela.


Bolo da Holanda


Bolo da Holanda

Batem-se 250 gr. de manteiga com 250 gr. de açucar, junta-se 8 gemas uma por uma, as claras em castelo, 500 gr. de nozes raladas e 2 colheres de farinha. Coze em lata lisa.
Depois de cozido cobre-se com o seguinte glacê: 4 colheres de açucar, 2 de leite e umas gotas de limão

Rosa Inglesa



Rosa Inglesa

5 ovos, 250 gr. de açucar, 125 gr. de farinha, 1 cálice de vinho do Porto, 1 colher (de café) de fermento.

Batem-se bem as gemas com o açucar, junta-se o vinho do Porto, as claras em castelo e por fim a farinha e fermento. Vai a cozer em forno brando e enfeita-se depois com tiras de marmelada.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Torta de Banana


Torta de Banana

70 gr. de manteiga, 250 de açucar, 200 gr, de farinha, 1 chávena de leite (das de chá), 2 colheres (de chá) de fermento, 1 ovo.
Bate-se a manteiga com o açucar, junta-se o ovo, o leite, a farinha e o fermento. Vai ao fôrno em tabuleiro untado de manteiga.

[Creme] Põe-se num tacho 2 chávenas de açucar e leva-se a ponto de rebuçado, junta-se 2 claras em nuvens pouco a pouco para não cozerem.
Recheia-se o bolo que se partiu em 4, com o creme e rodelas de banana. Cobre-se com o resto do creme e enfeita-se a gosto.

Fiambre com Vinho do Porto


Fiambre com Vinho do Porto

Faz-se uma massa com 250 de farinha, 80 gr. de manteiga, 40 de banha ou azeite, 2 gemas, 2 decilitros de água morna e sal.
Amassa-se rapidamente e deixa-se repousar 2 horas.
Toma-se 1 kilo de fiambre, tira-se-lhes as gorduras que tiver a mais e leva-se num tacho coberto com água até levantar fervura. Tira-se, esfrega-se e cobre-se com 2 decilitros e meio de vinho do Porto ou Madeira, levando novamente ao lume a ferver o mais brando possivel durante 1 hora. Tende-se a massa não muito fina, coloca-se dentro o fiambre e envolve-se na massa. Faz-se-lhe uma tampa com o feitio de uma folha, enfeita-se com pequenas folhas a gosto, pincelando com ovo. No cimo abre-se um pequeno furo para fazer uma chaminé a servir de respiradouro e leva-se a assar durante 1 hora em lume regular. Deve ficar bem castanho. Serve-se enfeitado e rodeado de fios de ovos.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Bolo Russo


Bolo Russo


Batem-se 6 gemas com 10 colheres de açucar. Juntam-se as claras em castelo, 3 colheres de farinha, 1 colher (de chá) de fermento e 50 nozes e 50 amêndoas passadas pela máquina. Por fim as claras em castelo. Coze-se em tabuleiro bem untado e depois de pronto, parte-se ao meio e recheia-se com chantilly.

Pudim Chinês


Pudim Chinês

400 gr. de açucar, 6 gemas de ovos
sumo de 6 laranjas.

Leva-se o açucar a ponto alto. Junta-se-lhe as gemas batidas e o sumo das laranjas. Vai a cozer em banho maria em forma barrada de açucar queimado. Costuma ficar transparente.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Bolo de Iogurte


Bolo de Iogurte

1 iogurte, 3 medidas da embalagem de açucar, 2 medidas de farinha, 1 medida de óleo, 4 ovos, 1 colher (de chá) de fermento, raspa de limão.

Batem-se as gemas com o açucar e o iogurte, junta-se o óleo, a farinha e fermento e por fim as claras em castelo. Coze em fôrno brando.

Bolo de Maizena (Lurdes)


Bolo de Maizena (Lurdes)

4 ovos
2 chávenas de açucar
150 gr. de margarina
2 chávenas de farinha
1 chávena de maizena
1 chávena de leite e 1 colher (de sopa) de fermento.

Bate-se o açucar com a margarina derretida, junta-se as gemas e as farinhas alternando com o leite. Por fim as claras em castelo.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Bolo de Claras (Lurdes)


Bolo de Claras (Lurdes)


5 ou 6 claras em castelo
200 gr. de margarina
250 gr. de açucar
250 gr. de farinha

Batem-se as claras em castelo. Junta-se o açucar, com a margarina derretida, adicionam-se as claras já batidas, alternando com a farinha e 2 colheres (de chá) de fermento. Cobre-se com amêndoa ralada ou côco.

Pudin Flan (Lurdes)


Pudin Flan (Lurdes)

6 gemas mais 2 ovos inteiros
1 almoçadeira de açucar
1 almoçadeira de leite

Coze em banho-maria em forma barrada com açucar queimado.

domingo, 22 de abril de 2012

Bolo Maria Tereza



Bolo Maria Tereza

4 ovos, 14 colheres de açucar, 14 c. [colheres] de farinha, 2 c. [colheres] de manteiga, 1 c. [colher] (de chá) de fermento, 250 de leite e 1 pires de nozes partidas aos bocadinhos. Bate-se tudo. Claras em castelo e por fim as nozes.


Dedico esta receita aos meus primos Luís Américo Teixeira e Joana Teixeira pois julgo que Maria Tereza seria a Avó deles, minha Tia-Avó, de quem guardo a maior estima e saudade.

E agradeço do fundo do coração ao primo Luís as amáveis palavras que escreveu relativamente a este blog e que passo a transcrever:

"Caros amigos, não posso deixar de partilhar convosco este fantástico trabalho do meu primo José Daniel Soares Ferreira. Embora com vagas memórias, era sempre um prazer visitar a casa da Prima Helena (avó do Daniel)... Havia sempre algo de e...xtraordinário à nossa espera! Era já empiricamente reconhecido o talento de tão maravilhosas receitas (mãos)... Acima de tudo esta partilha é uma grande fonte de inpiração de grandes ideias, receitas e acima de tudo da pesquisa e recolha em vida de alguém que sabia o que era bom e que tinha uma grande capacidade criativa tal como a minha Avó Maria Tersa que tanto partilhou comigo as suas criações e que ainda hoje supreendem pelo mundo inteiro tanta gente com quem as partilho.
A riqueza da nossa gastrinomia é isto e é aqui que nos devemos inspirar, é disto que gostamos e é aqui que residede a nossa identidade culinária.... abraço brande!


Luís Américo Teixeira"

O Luís é um óptimo "chef", proprietário do restaurante Mesa, no Porto

Bolinhos de Chouriço


Bolinhos de Chouriço

3 chávenas de farinha, 2 colheres de sopa de fermento em pó, 3 ovos, 1 chávena de óleo, 1/2 [meia] chávena de leite e sal q.b.
Numa tigela misture bem o óleo com os ovos, junte depois o leite, a farinha, o fermento e o sal. Amasse tudo bem.
Molde pequenas bolas com a massa e introduza nelas uma rodela de chouriço, ou salsicha ou fiambre. Coloque-as num tabuleiro untado e polvilhado de farinha, pincele com ovo batido e leve a cozer em forno médio.

Bolo de Nêsperas


Bolo de Nêsperas

25 nêsperas, 4 ovos, 200 de açucar, 250 de farinha, 1 colher (de chá) de fermento, 4 colheres (de sopa) de margarina, 2 colheres de leite, 6 colheres de açucar.

Bata os ovos inteiros com o açucar. Junte a farinha e o fermento, depois a margarina derretida e o leite e bata durante alguns minutos. Estenda a massa num tabuleiro rectangular, bem untado e polvilhado. Alise a superfície da massa com uma espátula e disponha por cima as nêsperas descascadas e sem caroço com a parte côncava virada para cima. Polvilhe com o restante açucar e leve a cozer. Quando a meia da cozedura, polvilhe com mais açucar.

sábado, 21 de abril de 2012

Bolo de Chocolate - Fotoreportagem



A Joana G. Cunha foi muito simpática e mandou-me estas fotografias do Bolo de Chocolate com o seguinte texto: "O bolo e realmente BOM! Nao tenho forma de buraco, nao ficou como o original, sorry... Muito facil de fazer, rapido, fofinho, nada enjoativo (como alguns o sao) e a cobertura muuuuuito boa. Vou partir daqui e fazer umas variantes da receita, com uns recheios e coisa e tal. Os miudos adoraram e os graudos tb! Obrigada!"

Experimente também.

Barriga de Freira (Belly Nun)


Barriga de Freira

Leva-se a ponto 500 gr. de açucar em 2 e meio de água. Junta-se-lhe 12 gemas com 4 claras previamente batidas e a que se misturou 8 bolachas passadas na máquina. Deixa-se ferver devagar abanando sempre com o tacho para não pegar. Depois junta-se 125 de manteiga e um bocadinho de canela e deixa-se ferver lentamente até absorver toda a calda. Deita-se num prato e polvilha-se com canela.

 Belly Nun

Takes a point 500 gr. sugar, 2 and a half of water. Joint 12 egg yolks with 4 egg whites, beaten previously, that mingled 8 crackers, grated. Let it boil slowly, always shaking the pan so they do not grab. Then join 125 butter and a little cinnamon and let it simmer until absorbed all the syrup. Pour into a dish and sprinkle with cinnamon.

Creme de Bolacha Maria


Creme de Bolacha Maria

Leva-se a ponto 250 gr. de açúcar com um bocadinho de canela e casca de limão. Junta-se 9 bolachas passadas na máquina. Volta ao lume mexendo sempre até ferver e engrossar. Deixa-se esfriar e junta-se 6 gemas, 1 colher de manteiga e 1 colher de vinho do Porto.
Leva-se de novo ao lume brando até cozer as gemas e depois de frio, junta-se-lhe 3 claras em castelo.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Lagartos


Lagartos

500 gr. de farinha, 300 de açucar, 250 de manteiga, 4 gemas e 1 clara.
Amassa-se tudo e, em estando bem ligado, tendem-se os biscoitos do tamanho de um dedo e levam-se ao fôrno em tabuleiro.
Os bicos do forno devem estar colocados na posição vertical.

Pão de Ló de Alfazeirão


Pão de Ló de Alfazeirão

Batem-se 6 ovos inteiros e mais 3 gemas com 300 gr. de açucar, durante 1 hora. Junta-se 150 de farinha. Forra-se uma fôrma redonda com papel grosso, deita-se-lhe dentro a massa e leva-se ao fôrno durante 40 minutos, aproximadamente. Fôrno brando.

Bacalhau à Zé do Pipo


Bacalhau à Zé do Pipo

Toma-se um bom lombo de bacalhau, bem demolhado ou em postas. Coloca-se numa assadeira sôbre uma camada de rodas finas de cebola e rega-se abundantemente com azeite, de modo a quási mergulhar o bacalhau, e mete-se no forno onde êste coze no mesmo azeite.
Uma vez pronto, batem-se 2 ou 3 gemas de ovos e aos poucos vai-se-lhes juntando o azeite do bacalhau até formar uma maioneze, mexendo sempre para formar um molho espêsso e macio que se espalha por cima do bacalhau de modo a cobri-lo. Depois esfarela-se uma ou mais fatias de pão de milho (brôa) e com estas migas espalha-se uma camada sôbre o molho que cobre o bacalhau, levando-o de novo ao forno a tostar levemente.
Ornamenta-se com azeitonas e rodelas de ovos cozidos e acompanha-se com batatas cozidas ou puré.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Rissóis de Queijo


Rissóis de Queijo

200 gr. de farinha, 150 de margarina, 150 de natas. Junta-se tudo bem e amassa-se um pouco. Repousa 5 horas mais ou menos no frigorifico. Passado este tempo, estendem-se com o rolo e fazem-se uns rissóis que se recheiam com queijo creme. Vão ao forno a assar e servem-se bem quentes.

Queques Brasileiros


Queques Brasileiros

Batem-se 5 gemas com 200 gr. de açucar e uma pitada de canela. Junte 100 gr. de margarina derretida, 100 gr. de farinha, 1 colher de ché de fermento e 50 gr. de côco ralado. Bate-se bem e junta-se 4 claras em castelo. Deita-se em fôrmas de queques bem untadas e coze em fôrno esperto. Crescem muito.


Dicionário

"forno esperto" - forno bem quente (tipo 180º/200º)

terça-feira, 17 de abril de 2012

Massa Para Pastéis Fritos


Massa Para Pastéis Fritos

Peneiram-se 200 gr. de farinha para um alguidar juntamente com um pouco de sal fino. Põe-se em cima 30 gr. de margarina e vai-se deitando o leite necessário para tender, não devendo a massa ficar nem muito dura, nem muito branda. Trabalha-se bem, deixa-se descansar 1 hora e tendem-se os pastéis.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Torta Excelente


Torta Excelente

4 ovos, 4 batatas, 4 colheres de sopa de farinha, 4 decilitros de leite e 1 colher de manteiga.
Cozem-se as batatas e passam-se na máquina. Junta-se a manteiga, as gemas, o leite e a farinha. Vai ao fôrno em tabuleiro untado.
Depois de desenformada, recheia-se com mais e ou picado de carne e enrola-se.

Pavé de Chocolate


Pavé de Chocolate

Bata bem 250 de manteiga com 250 de açucar. Junte 150 de chocolate derretido em pouca água, 1 colher de vinho do Porto e 50 gr. de amêndoa ralada. Tome uma fôrma lisa, forre com papel vegetal, espalhe uma camada de creme sobre esta, uma camada de palitos ligeiramente humedecidos em vinho do Porto. Vá pondo camadas alternadas até acabar com o creme e leve a gelar. Depois de desenformado, salpique com amêndoa e enfeite com chantilly.

domingo, 15 de abril de 2012

Portuenses


Portuenses

Cozem-se batatas sem casca e reduzem-se a puré do qual se tira 100 gr.
Põe-se 200 gr. de açucar em ponto de espadana, junta-se 100 gr. de amêndoa pelada e moída e depois o polme da batata, mexendo até a mistura ficar bem ligada. Retira-se do lume, juntam-se 6 gemas e volta a lume brando, mexendo até a massa ficar seca. Deixa-se esfriar e tendem-se bolinhos que se rolam em açucar areado.

Nota: onde é dito para juntar o "polme da batata", penso que a minha avó se referia ao "puré de batata". Não vejo sentido em haver polme... se estiver errado, alguém que mo diga.

A Avó Helena

Pão de Ló de Água - Fotografia


Aqui está o Pão de Ló de Água, ainda sem a calda de açúcar posta por cima. É muito simples de fazer... e um óptimo acompanhante para um bom chá. Experimente e conte-nos a sua experiência.

Paio de Chocolate


Paio de Chocolate

150 de bolacha "petit-beurre", 200 gr. de chocolate em pó, 200 gr. de açucar, 150 de manteiga e 4 gemas.
Bate-se o açucar com a manteiga, junta-se as gemas, depois o chocolate e por fim as bolachas cortadas às tirinhas. Deita-se esta massa na pedra mármore e dá-se-lhe o feitio dum rolo. Embrulha-se em papel vegetal humedecido em vinho do Porto e deixa-se no frigorífico de um dia para o outro. Enrola-se depois em papel prateado e corta-se às fatias.

Bolo Maria Cristina


Bolo Maria Cristina

200 gr. de açucar, 4 ovos, 50 gr. de farinha, 50 gr. de fécula, 2 colheres (de café) de fermento e raspa de laranja.
Batem-se as gemas com o açucar, junta-se-lhe as claras em castelo, a farinha, o fermento e a raspa. Depois de pronto, recheia-se e cobre-se com chocolate.

Recheio: Derrete-se 1 tablete de 100 gr. com 2 colheres de água e açucar a engrossar.

Rolinhos de Vitela


Rolinhos de Vitela

Corta-se a vitela em filetes finos.
Passa-se pela máquina as aparas da vitela, um bocadinho de presunto e toucinho, amassando com 1 gema de ovo e 1 colher de pão ralado.
Tempera-se com sal e pimenta e estende-se esta massa sobre os filetes que se enrolam e seguram com palitos e fregem-se até estarem dourados tendo primeiro passado os rolos por farinha.
Passam-se para um pirex, põe-se em cima uns bocadinhos de manteiga [ou natas] e levam-se ao forno tendo o cuidado de tampar o pirex para não secarem demasiado. Servem-se com puré de batata.


Dicionário:

"fregem-se" - Cozinhar em azeite ou manteiga, na frigideira, até alourar. = FRITAR

Marmelada


Marmelada

Cozem-se os marmelos depois de descascados e pesados, só com muito pouca água, durante meia hora, aproximadamente.
Passam-se pelo passe-vite e leva-se a massa ao lume. Quando começa a levantar fervura, deita-se pouco a pouco a mesma quantidade de açucar e deixa-se ferver brandamente durante cerca de meia hora, mexendo sempre para não agarrar.

sábado, 14 de abril de 2012

Tarte de Atum - Fotoreportagem




A Ana Luísa Ferreira de Almeida mandou mais esta fotoreportagem de uma das receitas do blog. Desta feita foi a Tarte de Atum. Espero que vos abra o apetite porque a Ana diz que "ADOREI! Super saborosa!"

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Madalenas


Madalenas

150 de açucar, 150 de farinha, 100 de manteiga, 2 ovos, 2 colheres (de chá) de fermento.
Batem-se os ovos com o açucar até ficarem espumosos. Junta-se a farinha, o fermento e a manteiga meio derretida.
Enchem-se com esta massa pequenas formas de papel que se levam ao forno.

Rolo de Presunto


Rolo de Presunto

2 chávenas de farinha, 2 colheres (de chá) de fermento, 1 pitada de sal, 4 colheres de sopa de manteiga, 1 ovo.
Encorpora-se a manteiga na farinha e fermento. Junta-se o ovo e um pouquinho de leite, se for necessário. Estende-se a massa com 1 centimetro de espessura. Besunta-se com manteiga e espalha-se por cima presunto passado na máquina ou fiambre, enrolando-se como uma torta. Corta-se em fatias de 4 centimetros de espessura e leva-se a fôrno quente, em tabuleiro untado.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Pudim de Laranja (receita da mãe)


Pudim de Laranja (receita da mãe)


Batem-se 10 ovos inteiros com 450 gr de açucar e sumo e raspa de 1 laranja. Depois de bem batido leva-se a cozer em banho-maria, em fôrma barrada de açucar queimado.

Tijelada de Carne



Tijelada de Carne

600 gr. de carne de porco com gordura misturada, 300 gr. de carne de vaca, 1 tira de toucinho.
Passa-se tudo pela máquina e junta-se-lhe 1 ovo, 2 colheres de vinho branco e 2 de vinho do Porto, 1 cebola finamente picada, 1 colher de chá de farinha e outra de açucar, sal e pimenta a gosto.
Barra-se um prato fundo (de pirex) com banha ou margarina, e deita-se-lhe dentro esta mistura.
Cobre-se com umas tiras de bacon e leva-se ao forno a cozer em banho maria durante 2 horas e meia, aproximadamente. Forno fraco.
Pode juntar-se pikles picados miudinhos.

Empadão de Fiambre e Frango - Fotoreportagem






A repetente Ana Luísa Ferreira de Almeida, depois das Tijelinhas de Bacalhau, experimentou o Empadão de Fiambre e Frango. E mandou-nos o "making of" da confecção.