sábado, 31 de março de 2012

Bolo de Sábado


Bolo de Sábado

3 ovos, 125 de margarina, 150 de farinha de trigo, 50 gr. de araruta, 250 de açúcar, 1 cálice de cherry, 1 pitada de canela, 2 colheres de fermento, 125 de leite.
Batem-se as gemas com o açúcar, depois a margarina derretida, o licor e as farinhas intercalando com o leite e a canela. Vai a forno médio e depois de pronto, polvilha-se com açúcar.

Pudim Royal


Pudim Royal

Leva-a a ponte de fio 500 gr. de açúcar.
Depois de môrno, junta-se 60 gr. de manteiga.
250 gr. de miolo de amêndoa passado pela máquina, 125 de cidrão picadinho e 14 gemas com 3 claras tudo batido. Coze em fôrno brando em fôrma bem untada.
Depois de pronto polvilha-se com açúcar areado e enfeita-se com frutas cristalizadas.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Bolo Pavet


Bolo Pavet

250 gr. de açúcar, 125 de farinha, 6 gemas, 5 claras, 150 gr. de amêndoas torradas e cortadas.

Para o creme: 200 gr. de açúcar, 200 gr de manteiga.

Batem-se as gemas com o açúcar durante 30 minutos. Mistura-se a farinha e em seguida as claras em castelo e 1 colher (de chá) de fermento. Vai ao forno em tabuleiro untado. Corta-se em 3 partes e barra-se com o creme, colocando as 3 partes sobrepostas. Barra-se em seguida todo o bolo e cobre-se com a amêndoa cortada às tirinhas. O creme é feito com o açúcar e a manteiga bem batidos, adicionando-se pouco a pouco a clara em castelo.

Pudim de Camarão



Pudim de Camarão

4 ovos, 1 kilo de camarão, 1 pão saloio, pimenta e sal q.b., 2 colheres (de sopa) de manteiga e 7 e meio de leite.
Depois do leite fervido, deita-se por cima do miolo de pão desfeito aos bocadinhos, mexendo bem. Quando esta mistura está quase fria, juntam-se as gemas, voltando a mexer. Tempera-se de sal e pimenta, misturam-se os camarões e por fim as claras em castelo. Deita-se a massa numa fôrma untada de manteiga e leva-se ao fôrno a cozer.

Môlho: juntam-se num tacho as cascas dos camarões com pedaços de tomate, cebola também aos pedaços, um pouco de azeite e manteiga, sal e pimenta, e leva-se tudo a refogar. Passa-se pelo passador, deixando apurar mais um pouco se o molho estiver fino e junta-se-lhe uma porção de camarões que previamente se deixaram de parte. Cobre-se o pudim com este molho e enfeita-se com ovo cozido e salsa picada.

terça-feira, 27 de março de 2012

Bolo da Cobra (Tia Mi)


Bolo da Cobra

450 gr. de açúcar, 9 ovos, 100 gr. de manteiga, raspa e sumo de uma laranja.
Mistura-se tudo e vai ao fôrno médio em fôrma muito bem untada e leva bastante tempo a cozer.
Enfeita-se com fios de ovos e cerejas cristalizadas.

Bacalhau Dourado (Golden Cod)


Bacalhau Dourado

Cozem-se 2 cebolas médias em cerca de 1 decilitro de azeite, até ficarem transparentes, mexendo sempre para não fritarem.
Adiciona-se o bacalhau em pedaços, refoga-se durante 2 minutos e rega-se com 2 decilitros de leite. tempera-se com pimenta, tapa-se e retira-se do lume, depois de ter fervido cerca de 3 minutos. Vê-se se está bom de sal.
Fritam-se 4 batatas cortadas em palitos grossos e depois de bem escorridas espalham-se num tabuleiro pirex. Cobrem-se com o refogado do bacalhau e deita-se por cima 3 ovos batidos.
Polvilha-se com pão ralado e espalha-se por cima umas nozinhas de manteiga. Leva-se a forno quente e serve-se logo que a superfíce esteja dourada.

 Golden Cod

Boil 2 medium onions in about 1 deciliter of olive oil, until transparent, stirring constantly to not fry.
Add the cod pieces, saute for 2 minutes and watered with 2 dl of milk. Season with pepper, slap up and cut up of the fire, after having boiled about 3 minutes. See if it is good salt.
Fry up 4 potatoes cut into thick matchsticks and after well drained, are well spread out in a Pyrex pan. Cover themselves with the braised cod and pour over it 3 beaten eggs.
Is sprinkled with breadcrumbs and spread over a small nut butter. It takes a hot oven and serve as soon as the original surface is golden.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Bolo de Álcool



Bolo de Álcool

250 de açúcar, 250 de margarina, 250 de fécula, 5 ovos, 4 colheres (de sopa) de álcool a 90, 1 colher (de chá) de fermento.
Bate-se o açúcar com a manteiga até formar creme, mistura-se as gemas, continua-se a bater, depois o álcool e por fim as claras em castelo, alternando com a fécula e fermento. Vai a forno moderado.

1.000 visitantes


Em pouco mais de uma semana de existência, As Receitas da Avó Helena chegou aos 1.000 visitantes. Muito obrigado a todos e que outros tantos continuem a aparecer.

Tarte de Cebola (Onion Tart)


Tarte de Cebola

3 cebolas grandes
150 de toucinho magro
1 colher de sopa de farinha
1 chávena de leite
2 ovos inteiros e sal q.b, 250 de massa folhada.

Corte as cebolas às rodelas e o toucinho aos cubos. Numa frigideira derreta um pouco de margarina, em seguida deite as cebolas e o toucinho. Espere até a cebola ficar transparente.
Estenda a massa, folhada ou quebrada, e coloque-a na forma previamente untada.
Espalhe por cima a mistura da cebola e toucinho.
Misture o leite, os ovos, sal e farinha. Depois de bem envolvidos, despeje por cima das cebolas.
Leve ao lume em forno quente, cerca de 40 minutos, até que a massa fique bem cozida e dourada.
Sirva quente.

Onion Tart

3 large onions
150 of lean bacon
1 tablespoon flour
1 cup milk
2 whole eggs and salt q.s, 250 of puff pastry.

Cut onions into slices and diced bacon. In a skillet melt a bit of butter, then pour the onions and bacon. Wait until onion is transparent.
Roll out the dough, puff or broken, and place it in greased form.
Spread the mixture over the onions and bacon.
Mix milk, eggs, salt and flour. After much involved, pour over the onions.
Bring to the boil in hot oven about 40 minutes until the dough is cooked through and golden.
Serve hot.

Sorvete de 3 Cores


Sorvete de 3 Cores

1 lata de leite condensado
1 mousse alsa
1 pacote de 125 de natas, 3 ovos

Abre-se a lata de leite condensado para um tacho, junta-se-lhe a mesma lata cheia de leite e 3 gemas. Leva-se ao lume a engrossar e deixa-se de parte. Faz-se o mousse alsa pelo procesos vulgar e bate-se até engrossar. Batem-se as natas com 3 colheres (de sopa) de açúcar e juntam-se-lhe as 3 claras em castelo.
Põe-se num pirex grande, primeiro o creme de leite condensado, depois o mousse e por cima as natas.
Leva-se a congelar.

Tijelinhas de Bacalhau - Fotoreportagem




Uma leitora deste blog - Ana Luísa Ferreira de Almeida - mandou-me uma sequência de imagens das Tijelinhas de Bacalhau.

Segundo a Ana, e passo a citar, "são melhores que bacalhau com natas"... e você, já experimentou?

domingo, 25 de março de 2012

Bolo de Sabóia


Bolo de Sabóia

7 ovos, 150 de farinha maizena, 50 gr. de farinha, 250 de açúcar e 1 colher (de chá) de fermento.
Batem-se as gemas com o açúcar até ficar um creme esbranquiçado.
Peneiram-se as duas farinhas que se juntam e por fim o fermento e as claras em castelo.
Deita-se em fôrma untada e polvilhada de farinha. Não abra o forno antes de 20 minutos para que o bolo não desça. Depois de pronto, abra o forno e aguarde 10 minutos antes de retirar a fôrma. Pode rechear-se com creme.

Empadas Fôfas


Empadas Fôfas

1 chávena de farinha, 1 chávena de leite, meia chávena de margarina derretida, 1 ovo. Bate-se a farinha, o leite, o ovo e a margarina. Junte-se a clara em castelo e sal q.b.
Deita-se esta massa em forminhas untadas, só até meio, depois põe-se picado de carne e acaba-se de encher de massa e levam-se ao forno.

sábado, 24 de março de 2012

Bola de Carne


Bola de Carne

Desfazem-se 60 gr. de fermento de padeiro num decilitro de água morna. Vai-se juntando farinha até fazer uma bola que se deita dentro dum recipiente com água quente. Quando vem ao cimo e começa a flutuar, está lêveda.
Junta-se a 500 gr. de farinha, 4 ovos, 1 decilitro de leite, 50 de margarina e sal. Amassa-se bem e deixa-se a levedar em sitio quente até aumentar bastante.
Estende-se num tabuleiro, recheia-se a gosto com frango, presunto, etc. Cobre-se  com a massa restante e pincela-se com ovo. Deixa-se levedar novamente e leva-se ao forno.

Pudim de Chá Verde


Pudim de Chá Verde

1 colher (de sopa) de bom chá verde que se põe a abrir em 2 decilitros e meio de leite a ferver. Em estando o chá aberto (e já morno ou quase frio) junta-se-lhe 450 gr. de açúcar e 15 gemas bem batidas com 1 colher (de chá) de canela. Coze em banho-maria em fôrma barrada com açúcar queimado.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Croquetes de Casaca


Croquetes de Casaca

Faz-se uma porção de picada como para croquetes e deixa-se arrefecer. Tendem-se rolinhos deste picado, enrola-se cada rôlo numa fatia de fiambre fininha, espetam-se com um palito, passam-se por farinha de trigo, depois por ovo batido e novamente por farinha. Fritam-se e servem-se frios ou quentes.

Torta de Morangos com Creme


Torta de Morangos com Creme

1/2 [chávena] de claras, 1 colher de sopa de sumo de limão, 1 1/3 de chávena de açúcar, 1/2 chávena de côco ralado, 4 chávenas de morangos.

Creme - 2 gemas, 2 colheres de sopa de sumo de limão, 2 colheres de açúcar, 1 colher de maizena, 1/2 chávena de água, 1 chávena de chantilly.

Aqueça o forno até ficar bem quente. Bata as claras com o sumo de limão muito bem. Junto o açúcar aos poucos batendo até obter um suspiro firme. Junte o côco ralado. Unte uma forma de abrir (22 cm). Espalhe o suspiro no fundo e leve ao forno até secar bem. Coloque o suspiro assado num prato. Cubra com o creme de limão feito da seguinte maneira:
Bate as gemas com o sumo e o açúcar. Junte a maizena e a água e leve a banho maria e mexa até engrossar. Retire do lume, bata bem, deixe esfriar e junte o chantilly. Por fim cubra toda a superfície da torta com morangos cortados ao meio.

Veja um já confeccionado AQUI.
NOTA: Num outro livro de receitas existe exactamente a mesma receita mas sem o côco ralado. Acredito que esta aqui publicada seja a receita original pois uma vez que o meu Pai não gosta de côco, a minha Avó deve ter retirado o ingrediente.

Pudim Astória


Pudim Astória

10 gemas de ovos
4 claras
50 gr. de vaqueiro [margarina]
350 gr. de açúcar
250 de miolo de noz, moído.

Põe-se o açúcar num tacho com um pouco de água e deixa-se ferver até atngir ponto alto. Tira-se do lume, junta-se a vaqueiro e mexe-se.
Batem-se as gemas  e claras até ficarem espumosas e misturam-se na calda juntamente com as nozes. Leva-se a cozer em fôrno moderado.
Enfeita-se com fios de ovos e cerejas cristalizadas.

Bolo de Chocolate (da Avó Helena)



Bolo de Chocolate
Especialidade da Avó Helena

2 chávenas de farinha
2 chávenas de açúcar
1/2 chávena de chocolate em pó que se acaba de encher com água a ferver
5 ovos, 1 colher de fermento
1/2  chávena de óleo.

Batem-se as gemas, o óleo e o açúcar, em seguida o chocolate dissolvido e já frio, a farinha, o fermento e as clares em castelo.
Leva-se a assar em fôrma untada e de buraco ao meio.

Recheio: 2 ovos inteiros, 2 chávenas de açúcar, 1 chávena de chocolate em pó, 2 colheres de manteiga e 1 cálice de vinho do Porto.

Depois do bolo frio, cobre-se com esta mistura.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Filetes de Peixe no Forno


Filetes de Peixe no Forno

Cortam-se os filetes depois do peixe ter estado em sal para enrijar. Lavam-se e alinham-se num tabuleiro pirex untado com margarina, sem ficarem sobrepostos mas  aconchegados.
Temperam-se com pimenta, regam-se com vinho branco e um bom fio de óleo, põe-se sobre cada filete um bocadinho de margarina e levam-se ao fôrno. Retira-se o tabuleiro do forno e entalam-se umas tirinhas de fiambre sem gordura nos intervalos.
Faz-se um bechamel não muito espêsso, adiciona-se-lhe um pouco de "Ketchups" até ficar rosado e deita-se sobre os filetes. Polvilham-se com queijo parmezão ralado, dispõe-se por cima uns pedacinhos de margarina e leva-se ao fôrno a gratinar.
Acompanha-se com puré de batata.

Mousse de Laranja


Mousse de Laranja

Batem-se 3 gemas com 6 colheres (de sopa) de açúcar. Junta-se-lhe 1 colher (de sopa) de farinha maizena dissolvida numa chávena de água e leva-se a engrossar em lume brando, mexendo sempre. Junta-se-lhe a raspa e sumo de 1 laranja e por fim as  claras batidas em castelo. Serve-se em tacinhas, bem gelado e polvilhado de amêndoa torrada. Pode fazer-se também com limão, mas deve levar mais açúcar.

terça-feira, 20 de março de 2012

Toucinho do Céu


Toucinho do Céu

Levam-se 500 gr. de açúcar a ponto de espadana e junta-se 125 gr. de amêndoa pelada e moída, 125 gr. de cidra ralada, 20 gemas de ovos bem batidas e 1 colher (de café) de canela. Unta-se bem uma fôrma lisa, polvilha-se com bastante açúcar, deita-se dentro a massa e leva-se a fôrno brando.

Empadão de Fiambre e Frango


Empadão de Fiambre e Frango (Idalina)

Estufa-se um bocado de frango e desossa-se. Barra-se com margarina uma forma de pirex, forra-se com fiambre. Sobre o fiambre vão-se pondo camadas alternadas de frango aos pedacinhos e pão embebido em leite que se salpica com o molho de frango. A ultima camada deve ser de pão. Batem-se alguns ovos inteiros, temperados de sal e pimenta e rega-se por cima todo o empadão, tendo o cuidado em que os ovos se infiltrem bem.
Leva-se ao forno e depois de assado vira-se para a travessa de serviço.

Dica


Dica

Substitua a farinha por pão ralado quando tem que untar uma fôrma. Deste modo, além de uma agradável camada exterior, garante que o seu bolo se desenforma muito facilmente, sem necessitar de uma espátula para o descolar das paredes. É garantido que o seu bolo fica inteiro. Experimente e verá.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Bolo de Maçã - Outra receita


Bolo de Maçã

250 de farinha, 150 de margarina, 150 de açúcar, 3 gemas, 125 de amêndoas, 1 mão cheia de passas e maçã que baste.
Mistura-se as gemas com o açúcar, a manteiga aos bocadinhos e a farinha e mistura-se tudo com a mão rapidamente até a massa ficar lisa.
Põe-se esta massa numa forma redonda de maneira a não ficar muito grossa. Por cima põe-se as passas espalhadas, as maçãs cortadas aos gomos fazendo um leque, depois as amêndoas cortadas ao comprido e polvilha-se com açúcar.
Vai ao forno médio.

Existe outra de receita de Bolo de Maçã aqui.

Crepes de Carne no Forno


Crepes de Carne no Forno

Faz-se um bom picado de carne de vaca, porco e presunto. Junta-se 1 pão duro embebido em leite e tempera-se bem.

Para os crepes: 50 gr. de farinha, 2 ovos, 2 decilitros de leite e sal. Fritam-se num pouco de óleo. Cortam-se ao meio e recheia-se cada meio crepe com 1 colher de picado, dobram-se em triângulo e vão-se colocando no pirex untado.
Cobram-se com molho bechamel e que se juntou um pouco de queijo ralado. Pica-se finamente um tomate sem pele e distribui-se aos montinhos sobre o creme. Leva-se ao forno a gratinar e serve-se bem quente.

Brigadeiros


Brigadeiros

1 lata de leite condensado vira-se num tacho e põe-se 3 colheres de sopa de chocolate e 1 colher de sopa bem cheia de manteiga. Vai ao lume brando mexendo sempre até se vêr o fundo do tacho despegando a massa.
Põe-se numa travessa, deixa-se arrefecer um bocado e fazem-se bolinhos que se poem em formas pequenas de papel. Devem passar-se por chocolate granulado e pode meter-se no meio 1 ginja.

domingo, 18 de março de 2012

Molho Francês (para peixe)


Molho Francês (para peixe)

250 de leite, 3 gemas, 100 gr. de manteiga e sumo de limão. Mexe-se bem as gemas com o limão até engrossarem. Junta-se pouco a pouco a manteiga derretida e o leite, levando a cozer em banho-maria e mexendo sempre até engrossar. Deita-se êste molho sobre o peixe.

Picador de Carne

Livro de Receitas da Avó Helena

Pão de Ló de Santa Cruz [da Trapa]


Pão de Ló de Santa Cruz [da Trapa]

Batem-se 9 gemas com 350 gr. de açucar. Junta-se 350 gr. de farinha alternando com as claras em castelo firme. Leva-se ao forno em tabuleiro bem untado. O forno deve ser brando.
Depois de desenformado, pica-se com um garfo e molha-se com abundante calda de açucar, deve ficar bem molhado. Cobre-se com glace, espêssa.

Tijelinhas de Bacalhau

Tijelinhas de Bacalhau

Desfia-se uma posta de bacalhau demolhado e põe-se num refogado frito com bastante azeite e 1 cebola grande picada. Tempera-se. Refoga-se bem e junta-se 1 almoçadeira de leite e 1 e meia colher de sopa de farinha de trigo.
Mexe-se tudo muito bem, põe-se nas tijelinhas, cobre-se com pão ralado e vai ao fôrno.


sábado, 17 de março de 2012

Tarte de Laranja


Tarte de Laranja

MASSA:

- 250 de farinha
- 125 de margarina
- 2 colheres (de sopa) de açucar
- 1 ovo, um pouco de sal

RECHEIO:

- sumo de 2 laranjas
- 50 gr. de manteiga
- 250 de açucar
- 3 ovos

Amassa-se a farinha e margarina até ligarem e junta-se o restos dos ingredientes. Faz-se uma bola que se envolve em farinha. Estende-se e forra-se a fôrma da tarte.

Para o recheio: Poem-se todos os ingredientes num tacho e leva-se ao lume até engrossar. Enche-se a fôrma com êste recheio e leva-se a forno moderado durante 30 minutos, aproximadamente.

Nota: é respeitada a ortografia do original

Capa do Livro de Receitas

A Avó Helena



Este blogue, "As Receitas da Avó Helena", pretende ser um tributo, uma homenagem, à minha Avó Helena que, entre enormes atributos e uma personalidade extraordinária, mimava os seus com óptimos cozinhados (das sopas à sobremesa), exemplarmente feitos por ela.

Desta forma, pretendo dar a todos a oportunidade de conhecer as suas principais receitas (entre as mais antigas da família a retiradas de jornais e revistas, ou até mesmo aquelas inventadas por ela própria).

Acima de tudo, quero também dar a oportunidade de toda a família ficar com acesso simples e rápido aos seus livros de cozinha. Espero que o seu filho, os seus 6 netos e os seus 6 bisnetos disfrutem destas receitas... assim como todos aqueles que visitem este blogue. 

As mais visitadas são: