sábado, 17 de novembro de 2012

Bolo Rei


Bolo Rei
 
Dissolve-se 25 gr. de fermento de padeiro com um pouco de água morna e amassa-se com 125 de farinha. Faz-se esta massa numa bola e deita-se numa tijela com água morna. Quando esta bola ficar a flutuar está pronta e lêveda. Amassa-se esta bola com mais 500 de farinha, 1 decilitro de leite, 4 ovos inteiros, 1 pitada de sal, 200 de açúcar.
Vai-se trabalhando bem como se fôsse pão e vai-se-lhe juntando 125 de margarina derretida batendo sempre muito bem. Não se deve juntar mais farinha. Depois de tudo bem batido e sovado, tapa-se o alguidar com um pano, cobre-se com um cobertor e deixa-se descansar até ao outro dia, isto se se bater o bolo à tardinha.
Pela manhã, juntam-se frutas cristalizadas partidas aos bocadinhos e que devem ter ficado também de noite de molho em 2 colheres (de sopa) de vinho do Porto. Põe-se esta massa na pedra da mesa e divide-se em duas partes. Dá-se-lhe a forma de duas rodelas e levam-se ao forno em tabuleiro bem untado e polvilhado de farinha. Deve-se colocar uma lata redonda ao meio para não perder o formarto. Enfeita-se primeiramente com frutas cristalizadas a gosto e açúcar pilé deixando descansar ainda 1 hora, ante de ir ao forno.
Existe outra receita de Bolo Rei AQUI

2 comentários:

  1. Boa noite....

    Passei para conhecer melhor o teu cantinho e gostei tanto, tanto....

    ADORO ver os cadernos de receitas antigos...ver akelas pingas de gordura, ou de chocolate....faz-me pensar muito e reflectir no valor das coisas...amo, amo...

    Já sou tua seguidora...e vou passar sempre que hajam novidades por aqui...se quiseres ser minha seguidora também, ficarei muito feliz e será uma maneira de nos mantermos sempre actualizadas!! :D

    Espero que tenhas muito sucesso..

    Tudo de bom e até breve....

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado Mónica. Eu também gosto imenso... imagina-se logo as horas, os desastres culinários, as reflexões. Por isso escolhi digitalizá-las.

    Espero que nos visite mais vezes. Irei adicionar também o seu.

    Uma vez mais obrigado.

    beijinhos
    Daniel Ferreira

    ResponderEliminar

As mais visitadas são: